Hoje nas notícias: OE2025, lesados do BES e energia

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A maioria dos portugueses atribui responsabilidades ao Governo se o Orçamento do Estado para 2025 chumbar. As negociações da proposta orçamental levaram o Governo a adiar uma solução para os lesados do BES. A produtora espanhola de energias renováveis BNZ garantiu um financiamento de 680 milhões de euros para construir centrais em Portugal, em Itália e Espanha. Veja esta e outras notícias nos jornais nacionais que estão dominados pelo início do julgamento de Ricardo Salgado.

Portugueses culpam Governo se Orçamento do Estado chumbar

A maioria dos portugueses atribui responsabilidades ao Governo (37,4%) se o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) chumbar, e 31,2% culpa o PS, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã. Se a proposta orçamental for inviabilizada a maioria considera que nesse caso deve haver eleições antecipadas.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

OE2025 no limite das novas regras orçamentais

As novas regras europeias e as propostas incluídas no OE2025 deixam o Governo com pouca margem orçamental para introduzir novas medidas. Para 2025, o limite proposto pelo Ministério das Finanças é de uma variação da despesa primária líquida de 5%. O valor é quase inteiramente aproveitado na proposta orçamental que, de acordo com as contas do Governo, já assume uma variação da despesa primária líquida de 4,9%.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Solução para lesados do BES adiada devido ao Orçamento

O processo do Orçamento do Estado levou o Governo a adiar uma solução para os cerca de dois mil lesados do antigo Banco Espírito Santo (BES), avançou ao Jornal de Negócios o advogado que representa as vítimas, que continua otimista. Em causa poderá estar a eventual criação de um fundo de recuperação de crédito, semelhante a outro que solucionou o problema de um conjunto diferente de lesados.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

BNZ financia-se em 680 milhões para construir centrais em Portugal, Itália e Espanha

A produtora espanhola de energias renováveis BNZ, detido pelo fundo britânico Nuveen, garantiu um financiamento de 680 milhões de euros para acelerar o plano de investimentos e construir centrais em Portugal, em Itália e Espanha. A companhia tem um plano de investimento de 450 milhões de euros para construir um total de nove centrais solares em Portugal, mas não revelou qual a percentagem dos 680 milhões é que se destina aos projetos em Portugal.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Alojamento turístico em Portugal nunca foi tão caro

Os preços do alojamento turístico em Portugal subiram 32% face ao período pré-pandemia, impulsionado pelo aumento do número de estrangeiros. Pela primeira vez, o preço médio por noite ultrapassou os 200 euros em agosto. O Algarve registou o valor mais elevado, com um rendimento médio por quarto ocupado (ADR) de 205,7 euros por noite, representando um aumento de 6% face ao mesmo período do ano passado.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: OE2025, lesados do BES e energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião