Luso-americana 1s1 Energy levanta 1,3 milhões para tornar hidrogénio verde mais acessível

Startup, que atua no setor do hidrogénio verde, quer implementar um centro de produção e testes em Portugal.

Thiago Figueiredo (CBO), Daniel Sobek (CEO), Sukanta Bhattacharyya (CTO) e Nicolas Kusserow (Chief of Staff)

A luso-americana 1s1 Energy fechou uma ronda de 1,4 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) para expandir a operação em Portugal. A startup, que atua no setor do hidrogénio verde, está a avançar com um novo espaço para a produção de testes e a iniciar um novo projeto no Brasil, num investimento avaliado em 2,1 milhões de euros.

“Estamos muito entusiasmados com o crescimento da nossa operação em Portugal. Esta nova fase permitirá acelerar o desenvolvimento de nossa tecnologia e, ao mesmo tempo, criar mais oportunidades de colaboração com parceiros locais”, afirmou Daniel Sobek, CEO da 1s1 Energy, citado em comunicado.

Em Portugal, a empresa quer “estabelecer um novo espaço dedicado a testes de suas membranas revestidas com catalisadores e protótipos de pilhas de eletrolise de água PEM (Proton Exchange Membrane)”.

A empresa classifica a decisão como uma “aposta estratégica” no país, “na expectativa de concretizar o auxílio de Estado aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do programa IPCEI, que visa impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores em escala europeia.”

Para a execução deste projeto, vai contribuir a ronda seed agora fechada — liderada pela Faber Ventures e Asiri LLC, tendo contado com a participação da Rumbo Ventures, City Light e Gibson Lane GmbH — a que se junta 2,1 milhões de euros (2,3 milhões de dólares) de receitas que permitirão à empresa expandir as suas capacidades de investigação e desenvolvimento (I&D).

No Brasil, a luso-americana iniciou ainda o projeto P&D Aneel, avaliado em 2,1 milhões de euros, em colaboração com a Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE G) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A empresa tem como objetivo transformar a produção de hidrogénio verde com a introdução de materiais à base de boro nas células eletroquímicas, procurando tornar o hidrogénio verde mais acessível e escalável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luso-americana 1s1 Energy levanta 1,3 milhões para tornar hidrogénio verde mais acessível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião