Estrangeiro suspeito de manipular criptomoedas detido em Cascais
A PJ deteve um cidadão estrangeiro e apreendeu mais de 25 milhões de dólares em criptomoedas, a pedido do FBI, em simultâneo com duas outras detenções que foram feitas nos EUA e no Reino Unido.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira, num comunicado, que deteve em Cascais um “cidadão estrangeiro suspeito de encabeçar uma organização criminosa que se dedicava à manipulação generalizada nos mercados de criptomoedas”. A operação ocorreu “a pedido do FBI”, a polícia de investigação criminal dos EUA.
“No âmbito de uma cooperação internacional, a PJ localizou e deteve um dos CEO de uma empresa de serviços financeiros de criptomoeda, tendo sido, em simultâneo, efetuadas outras duas detenções: uma nos EUA e outra no Reino Unido”, refere o comunicado.
Com esta diligência, as autoridades nacionais apreenderam também “mais de 25 milhões de dólares em criptomoedas” e “vários bots de negociação, responsáveis por milhões de dólares em transações de branqueamento de capitais”.
A PJ refere que os alegados criminosos recorriam a um esquema que “passava pela criação de empresas com declarações falsas sobre criptomoedas (tokens) e pela execução de negociações falsas para criar a aparência de que seriam bons investimentos”.
“Esta tática enganosa atraiu novos investidores e compradores, o que resultou no aumento dos preços de negociação dos tokens“, explica o comunicado português.
Outra tática usada pelos suspeitos é conhecida no meio por pump and dump. Neste tipo de situações, os burlões inflacionam o preço de um ativo para depois o venderem a preços “artificialmente inflacionados”, refere o comunicado da PJ.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estrangeiro suspeito de manipular criptomoedas detido em Cascais
{{ noCommentsLabel }}