Quem cobra mais? Vai poder comparar comissões nas transferências imediatas e MB Way

Já pode usar o Comparador de Comissões para confrontar os custos com manutenção da conta ou cartão entre os bancos. Mas a ferramenta vai incluir comissões nas transferências e MB Way no próximo ano.

Já é possível usar o Comparador de Comissões para confrontar os custos em cada banco com a manutenção de conta, o cartão de crédito, transferências a crédito e outros serviços. Mas a partir de 31 de março do próximo ano esta ferramenta também vai permitir comparar as comissões associadas às transferências imediatas e às transferências através de aplicações de telemóvel, como o MB Way.

“Através desta iniciativa regulamentar, pretende-se adaptar o Comparador de Comissões às mudanças verificadas nos mercados bancários de retalho, nas práticas de comissionamento e no quadro normativo, desde a sua entrada em funcionamento, em outubro de 2018”, indica o supervisor bancário que no final de 2022 colocou em consulta pública o projeto para alargar o Comparador de Comissões – que pode ser consultado no portal do Cliente Bancário – a mais serviços.

Em concreto, explica ainda, “é atualizado e alargado o dever de reporte à informação sobre as comissões exigidas pela inclusão de novos serviços, nomeadamente as comissões associadas às transferências e ao envio de fundos através de aplicações de pagamento”, como o MB Way.

Uma das maiores mudanças diz respeito às transferências imediatas, que permite a transferência de dinheiro de uma conta para a outra em alguns segundos. Estas têm vindo a conquistar terreno às transferências a crédito, que podem demorar dias a serem concretizadas, mas representam uma pequena fatia das transferências realizadas em Portugal.

No início do próximo ano entra em vigor o novo regulamento europeu que vai obrigar os bancos a não cobrarem mais pelas transferências imediatas do que cobram pelas transferências normais, o que poderá mudar os hábitos dos clientes.

Todas as informações divulgadas no Comparador de Comissões – uma ferramenta criada em 2018 – são reportadas pelos próprios bancos, que vão agora ter de prestar mais dados sobre os preços que praticam nas transferências imediatas e transferências MBWay.

Atualmente, o Comparador de Comissões permite comparar preços em serviços como a manutenção da conta, disponibilização de cartões de crédito e de débito, levantamento de numerário, requisição de cheques, transferências a crédito, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem cobra mais? Vai poder comparar comissões nas transferências imediatas e MB Way

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião