PSI-20 escapa ileso às perdas da Europa

  • Rita Atalaia
  • 30 Junho 2017

A bolsa nacional terminou a semana no verde. O PSI-20 subiu, animado pelos ganhos do BCP, Galp Energia e Jerónimo Martins. Um desempenho que contrariou as perdas na Europa.

A bolsa nacional terminou a sessão como começou: no verde. O PSI-20 conseguiu escapar ileso às perdas na Europa, impulsionado pelos ganhos de algumas cotadas. Foi o caso do BCP e da Jerónimo Martins. Mas também da Galp Energia, num dia em que os preços do petróleo subiram nos mercados internacionais.

Mario Draghi assustou os mercados ao apontar no sentido do fim dos estímulos. As bolsas europeias mantiveram-se no vermelho — o Stoxx 600 recuou perto de 0,2% — mas não foi o caso do PSI-20. O índice de referência nacional acabou a última sessão da semana a valorizar 0,15% para 5.148,98 pontos. Isto depois de terem sido reveladas boas notícias para Portugal. Se, por um lado, o Fundo Monetário Internacional afirmou que Mário Centeno vai atingir “confortavelmente” a meta do défice este ano, por outro, o Governo revelou que fez um novo reembolso de 1.000 milhões de euros ao FMI.

A puxar pelo índice esteve o BCP, que conseguiu recuperar da queda de 2%. O banco liderado por Nuno Amado valorizou 1,07% para 0,24 euros. Chegou a somar 2,06%, num dia que foi de menor pressão sobre os juros da dívida portuguesa. A taxa a dez anos está a subir ligeiramente para 3,037%.

Em terreno positivo estiveram também a Galp Energia e a Jerónimo Martins, com a petrolífera a ganhar 0,37% para 13,26 euros e a retalhista a valorizar 0,21% para 17,09 euros.

A apresentar desempenhos negativos estiveram os CTT, que caíram 0,47% para os 5,54 euros, e a EDP, que cedeu 0,17% para os 2,86 euros. A Nos perdeu 0,06% para 5,31 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 escapa ileso às perdas da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião