Inflação na Zona Euro volta a ceder em junho

Preços voltaram a cair no bloco da moeda única, apesar dos estímulos do banco central.

É a principal frente de batalha do Banco Central Europeu (BCE), mas a tarefa continua longe de estar resolvida. A taxa de inflação na Zona Euro voltou a afastar-se da meta do banco central em junho.

O índice de preços no consumidor caiu para 1,3% este mês, face aos 1,4% registados em maio, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat. Mas considerando apenas a inflação subjacente, aquela que é tida em consideração pelo BCE por excluir componentes mais voláteis como a alimentação e os produtos energéticos, a taxa caiu dos 1,5% em maio para 1,4% em junho.

O BCE trabalha em função de uma meta de inflação de perto, mas abaixo de 2%, uma zona onde considera estar garantida a estabilidade dos preços para a economia. E é com base nesse objetivo que o banco central tem promovido uma política monetária mais expansionista, por via da redução da taxa de juro mas também pela introdução de um agressivo programa de compra de dívida dos Governos da Zona Euro.

Porém, face à evolução dos indicadores económicos no bloco da moeda única, são cada vez mais as vozes a pedir uma retirada dos estímulos monetários. Algo que o próprio presidente do BCE, Mario Draghi, sinalizou esta semana.

(Notícia atualizada às 10h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Zona Euro volta a ceder em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião