Banco de Portugal quer maior proteção nos depósitos
O BdP entregou às Finanças uma proposta de alteração legislativa que visa atribuir à generalidades dos depósitos uma proteção maior. Ideia é evitar que depositantes sejam chamados a salvar bancos.
O Banco de Portugal (BdP), liderado por Carlos Costa, quer proteger os depósitos em caso de insolvência e resolução de bancos.
Segundo escreve o Expresso, na edição deste sábado, o supervisor quer impossibilitar que os depositantes sejam chamados a salvar bancos. Até agora em caso de falência ou resolução, os depósitos acima dos cem mil podem ser postos em causa, mas com a nova medida proposta pelo Banco de Portugal essa possibilidade é praticamente eliminada.
O Expresso adianta que o BdP enviou para o Ministério das Finanças um proposta de alteração legislativa cujo objetivo é atribuir à generalidade dos depósitos bancários uma proteção maior, de forma a evitar riscos sistémicos em caso de colapso de alguma insittuição financeira, ou até mesmo de rumores sobre uma eventual situação mais vulnerável.
O ministério das Finanças, contactado pelo semanário, não respondeu quando poderá avançar com esta iniciativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Portugal quer maior proteção nos depósitos
{{ noCommentsLabel }}