Hoje nas notícias: Tróia, Sines e carros elétricos

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O grupo Sonae, através da SC Investments, está a negociar com a Arrow a venda de ativos imobiliários e turísticos em Tróia, que incluem a marina, o golfe, os ferries e a gestão de hotéis. Os promotores do centro de dados de Sines já receberam avaliação ambiental favorável para prosseguirem com as próximas fases do empreendimento. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Sonae negoceia venda da marina e golfe de Tróia à Arrow

Desde junho que a SC Investments, que nasceu da reestruturação do portefólio da Sonae Capital, está em negociações com o fundo Arrow Global para a venda de ativos imobiliários e turísticos em Tróia. Entre eles incluem-se a concessão da Marina de Tróia (com espaço para 180 embarcações); o Tróia Golf; a concessão dos ferries; e a gestão dos hotéis Aqualuz Tróia Mar e The Editory By The Sea, bem como terrenos que estão divididos em UNOP – Unidades Operativa de Planeamento e Gestão, definidas no Plano de Pormenor de Tróia.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Próximas fases do centro de dados de Sines com avaliação ambiental favorável

Os promotores do centro de dados em Sines já receberam os resultados da avaliação ambiental para avançar com o resto do empreendimento até 2028, com o relatório elaborado pela empresa de consultoria TPF a elogiar o “pilar central para a transição digital do país, indispensável para suportar o crescente volume de dados e a complexidade das operações digitais em setores essenciais como saúde, educação, administração pública e indústria”. O primeiro dos vários pavilhões do projeto, por sua vez, está em fase final de construção e começará a funcionar no início do próximo ano.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Apoios para comprar carros elétricos com fraca procura

As mudanças nos critérios para os incentivos à compra de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos por particulares, em particular a obrigatoriedade de entrega de uma viatura para abate, parecem ter diminuído a procura de apoios face a anos anteriores. Na primeira semana desde o aviso publicado pelo Governo, a 17 de outubro, foram submetidas apenas 51 candidaturas nesta tipologia. Um número bastante abaixo dos 1.050 apoios disponíveis e que contrasta com o registado em anos anteriores, quando o número de pedidos de incentivos superava as disponibilidades em poucos dias.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Reservas de ouro do Banco de Portugal valorizam 7,6 mil milhões só este ano

Com a subida dos preços do ouro em mais de 30% desde janeiro, as reservas deste metal precioso que são detidas pelo Banco de Portugal são agora avaliadas em mais de 31 mil milhões de euros, tendo valorizado 7,6 mil milhões só este ano. São, no total, 383 toneladas, que fazem com que Portugal tenha a quinta maior reserva de ouro da Europa e a 13.ª maior do mundo.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Relatório sobre fogos de setembro deteta “fragilidades”

O relatório de avaliação dos fogos rurais elaborado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) admitiu que houve “constrangimentos” e “fragilidades” que é preciso resolver, embora o dispositivo de combate aos incêndios ocorridos entre 12 e 20 de setembro tenha demonstrado uma “capacidade de resposta robusta e bem coordenada”, mesmo com “condições meteorológicas adversas”. As “melhorias a implementar” são no DECIR (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais), para fazer face à existência de demasiadas entidades a fazer a mesma missão e pouco recetivas à coordenação, comando e controlo da ANEPC.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Tróia, Sines e carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião