Avaliação bancária das casas aumenta 10% em setembro
Número de avaliações a imóveis efetuadas pela banca aumentou 32,8% em setembro face ao mesmo mês do ano passado.
O valor mediano da avaliação bancária na habitação registou um aumento homólogo de 10% em setembro, fixando-se em 1.695 euros por metro quadrado, superando a subida de 8,2% verificada em agosto, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os dados apontam também para uma maior atividade na concessão de crédito. Foram realizadas 33,1 mil avaliações bancárias em setembro, “o que representa uma subida de 4,3% face ao mês anterior e um aumento de 32,8% em termos homólogos”.
O Algarve destacou-se como a região com o maior aumento mensal da avaliação bancária, com um crescimento de 2,6%, acima do total nacional de 1,9%. Já na comparação homóloga a maior subida, de 12,8%, foi registada no Oeste e Vale do Tejo.
Por tipologia, a avaliação bancária dos apartamentos aumentou 10,2% face a setembro de 2023, para 1.882 euros por metro quadrado. A Região Autónoma dos Açores apresentou o crescimento homólogo mais expressivo (17,9%).
Nas moradias, o acréscimo foi de 8,6%, para 1.301 euros por metro quadrado. O maior crescimento homólogo verificou-se na Região Autónomo da Madeira (14,6%). O Alentejo apresentou a única descida, de 2,3%.
Na análise por regiões, “a Grande Lisboa, o Algarve, a Região Autónoma da Madeira, a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral e apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país em 46,8%, 34,8%, 15,6%, 12,6% e 9,1%, respetivamente. Alto Alentejo, Beira Baixa e Alto Tâmega e Barroso foram as regiões que apresentaram valores mais baixos em relação à mediana do país (-50,5%, -48,1% e -47,4%, respetivamente)”, indica o INE.
(Notícia atualizada às 11h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Avaliação bancária das casas aumenta 10% em setembro
{{ noCommentsLabel }}