5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 29 Outubro 2024

As audições, em sede do OE2025, continuam hoje com a ministra do Trabalho. O Ministério das Finanças volta a reunir-se com os sindicatos da Função Pública. Já os CTT apresentam os resultados.

No mesmo dia da audição da ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, sobre Orçamento de Estado para 2025 (OE2025), o Ministério das Finanças reúne com os três sindicatos da Função Pública e o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat divulgam dados estatísticos. No setor empresarial, os CTT vão apresentar resultados financeiros e a Exponor recebe o II Congresso Portugal Empresarial.

Audição da ministra do Trabalho sobre OE2025

O debate sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) continua com a audição da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho à 15h00 nas Comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e de Trabalho, Segurança Social e Inclusão. A proposta será votada na generalidade na quinta-feira, tendo a aprovação garantida devido à abstenção do PS.

Ministério das Finanças reúne com sindicatos da Função Pública

O Ministério das Finanças reúne com os três sindicatos da Administração Pública – Frente Sindical, Frente Comum e FESAP – para dar continuidade ao processo negocial que está em curso. O Governo propôs um aumento salarial anual para 2025 e 2026 de 55,26 euros ou um mínimo de 2,1% e para 2027 e 2028, um mínimo de 2,2%, 57,89 euros, “o que significa, no final dos próximos quatro anos da legislatura, um aumento mínimo de 226,31 euros”, assinalou o Executivo.

CTT apresentam resultados financeiros

Os CTT vão apresentar os resultados financeiros dos primeiros nove meses de 2024 após o fecho da bolsa. Segundo os últimos resultados divulgados, a empresa lucrou 19,8 milhões de euros no primeiro semestre, uma queda de 24%, ou seja, 6,2 milhões de euros, face ao mesmo período em 2023. Por detrás do pior resultado estão os Certificados de Aforro via CTT que atingiram máximos históricos na primeira metade de 2023, num ambiente de taxas de juro elevadas, feito difícil de replicar este ano. Lá fora, a Lufthansa vai apresentar os resultados do terceiro trimestre.

INE e Eurostat divulgam vários dados estatísticos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar uma estimativa rápida do comércio internacional relativa ao 3.º trimestre e o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio de setembro. Lá fora, o órgão estatístico europeu vai lançar dados estatísticos do segundo trimestre das contas das famílias e das sociedades não financeiras. O Eurostat divulga ainda dois relatórios: “Lacunas no mercado de trabalho – Desalinhamento entre oferta e procura de emprego” e a “Taxa de emprego, por região”, ambos referentes a 2023.

II Congresso Portugal Empresarial

A Exponor, Matosinhos, será palco para o II Congresso Portugal Empresarial, organizado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), sob o tema “Escalar as empresas, fazer crescer o país”. Na lista de oradores contam nomes como Pedro Reis, ministro da Economia, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Álvaro Santos Pereira, economista-chefe da OCDE, assim como gestores e empresários, António Redondo (The Navigator Company) Isabel Gonçalves Furtado (TMG Automotive), Filipe de Botton (Logoplaste), António Portela (BIAL), Isabel Vaz (Luz Saúde), Isabel Barros (Sonae MC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião