Exportações portuguesas aumentaram 10% no terceiro trimestre, acima das importações
Entre julho e setembro, as exportações e importações de bens terão crescido 9,9% e 6,6%, respetivamente. Trabalhos por encomenda explicam estimativa rápida do INE.
As exportações de bens terão aumentado 9,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, uma estimativa que fica acima da previsão de crescimento para as importações (6,6%), segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A estimativa rápida, divulgada esta terça-feira pelo gabinete estatístico, ressalva, porém, que “estas variações refletem, em grande medida, acréscimos significativos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade”.
Variação homóloga trimestral das exportações e importações
A confirmarem-se os dados do INE, significa que as transações de bens aumentaram entre julho e setembro pelo segundo trimestre consecutivo, depois de nos três meses anteriores as exportações e importações terem registado aumentos homólogos de 2,9% e de 0,8%.
O aumento nas transações de bens no período entre abril e junho inverteu um período de quatro trimestres consecutivos de variações negativas, quer nas exportações quer nas importações, segundo o INE.
No arranque do ano, as exportações portuguesas de bens ficaram 4,2% abaixo do registado nos primeiros três meses de 2023, enquanto as importações registaram uma diminuição de 6,2%, o que fez com que, no primeiro semestre, o saldo da balança comercial acumulasse um défice de 5.692 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 12h03)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações portuguesas aumentaram 10% no terceiro trimestre, acima das importações
{{ noCommentsLabel }}