Misericórdias aumentam mensalidades devido ao bónus dos pensionistas

  • ECO
  • 30 Outubro 2024

União das Misericórdias Portuguesas vai atualizar a mensalidade cobrada aos utentes com base no suplemento extraordinário de pensões atribuído aos idosos. Associações dizem que é "desumano".

A mensalidade cobrada aos utentes da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai aumentar em novembro devido ao suplemento extraordinário de pensões dado pelo Governo aos idosos. As associações de reformados criticam a decisão, que consideram “injusta” e “desumana”, avança o Jornal de Notícias.

A instituição defende que o acerto está previsto na lei, que refere que a comparticipação familiar pode ser revista “por alteração das circunstâncias que estiveram na base da definição da comparticipação familiar de determinado agregado familiar, designadamente, no rendimento per capita mensal”.

No entanto, esta decisão está a gerar indignação por parte da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe). “É desumano. É um bónus que é dado aos idosos, muitos deles com pensões muito baixas. É triste”, afirma Maria do Rosário Gama, presidente da associação, citada pelo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Misericórdias aumentam mensalidades devido ao bónus dos pensionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião