Exclusivo 26 projetos de hidrogénio e biometano de 245 milhões de euros candidatam-se a apoios
As candidaturas ao último aviso de 70 milhões de euros correspondem a uma capacidade instalada de produção de 203,39 megawatts, num investimento total de 245,3 milhões de euros.
O Governo recebeu 26 candidaturas para o apoio à produção de gases renováveis lançado em junho, com uma dotação de 70 milhões de euros, indica o Ministério do Ambiente e Energia, em resposta ao ECO/Capital Verde.
As candidaturas correspondem a uma capacidade instalada de produção de 203,39 megawatts, num investimento total de 245,3 milhões de euros. De acordo com o aviso, cada um dos candidatos vai ter direito a um apoio máximo de 15 milhões de euros, que não deverá ultrapassar 60% do total de investimento previsto.
Agora, as candidaturas que reúnam as condições de elegibilidade serão apreciadas pela Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) e pela entidade gestora do Fundo Ambiental. O prazo máximo para que a instalação se encontre operacional decorre até 30 de junho de 2026. Os projetos têm obrigatoriamente de ter início até 180 dias de calendário após a data da assinatura do contrato de financiamento entre o Fundo Ambiental e o beneficiário.
Para os projetos serem elegíveis, a produção de “gases de origem renovável” — que vão do hidrogénio verde ao biometano — tem de ser efetuada a partir da energia produzida por instalações que utilizem unicamente “fontes de energia renováveis”. Os 70 milhões de euros concedidos são integralmente provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.
As candidaturas para este aviso são conhecidas depois de, no início de outubro, terem sido selecionados os 22 projetos que terão direito a verbas do aviso anterior, no valor de 83 milhões de euros. Tal como o ECO/Capital Verde avançou na altura, 13 milhões de euros deste total foram atribuídos à Voltalia, divididos por dois projetos, um no Carregado e outro na Covilhã.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
26 projetos de hidrogénio e biometano de 245 milhões de euros candidatam-se a apoios
{{ noCommentsLabel }}