Tecnologia abre a porta a fraudes no recrutamentopremium
Uma oferta de emprego é demasiado boa para ser verdade? Estranhe. À boleia da tecnologia, fraudes no recrutamento dos trabalhadores estão a ganhar terreno e são “difíceis de travar”.
Este artigo integra a 10.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Se for contactado e lhe fizerem uma oferta de emprego boa demais para ser verdade, fique alerta. As fraudes no recrutamento de trabalhadores não são propriamente novidade, mas a transferência desses processos para as plataformas digitais tem aberto caminho a novas técnicas de extorsão de dados e fraude financeira. São esquemas “ difíceis de travar”, que estão a preocupar candidatos e empregadores. A Rita (nome fictício) foi contactada, através do LinkedIn, para um processo de candidatura a um trabalho na empresa portuguesa PHC Software. Inicialmente, até mostrou interesse, mas acabou por perceber que, afinal, a vaga não era real. “ A PHC Software só contrata através de perfis oficiais da empresa ou por anúncios
Veja todos os planos
Assine para ler este artigo
Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Se já é assinante, Faça Login.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.