Marcelo “preocupado” com eleições americanas. “Não é a mesma coisa ganhar um ou outro”, avisa
Presidente da República alertou para consequências económicas para a Europa, e consequentemente Portugal, caso Donald Trump vença as eleições norte-americanas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou-se esta terça-feira “preocupado” com o resultado das eleições norte-americanas devido ao impacto para a economia europeia e, consequentemente, portuguesa.
“Não é a mesma coisa ganhar um ou outro”, disse o Chefe de Estado aos jornalistas, em Vila Nova de Gaia, a propósito da corrida à Casa Branca que está a decorrer esta terça-feira e opõe o antigo presidente norte-americano republicado Donald Trump e a vice-presidente norte-americana democrata Kamala Harris.
Marcelo Rebelo de Sousa salientou que os dois candidatos são “muito diferentes”, o que leva a consequências diferentes consoante o cenário que resultar da votação.
“Enquanto um se vencer isso significa um mau relacionamento com a Europa – o que já aconteceu no passado”, com outro existe uma posição de “maior colaboração entre os EUA e a Europa”, defendeu.
Embora não nomeando Donald Trump, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que um dos candidatos considera “que a Europa é o principal adversário a seguir à China” e, portanto, “quer tomar medidas económicas e financeiras que são desfavoráveis para a Europa”.
“No passado foi um relacionamento difícil com a Europa, se for eleito provavelmente será um relacionamento difícil com a Europa”, disse, considerando que a posição distinta de Kamala Harris sobre o tema “faz a diferença, sobretudo num momento em que a Europa não está bem economicamente”.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, caso haja medidas americanas desfavoráveis à Europa o impacto chegará também a Portugal. “Se uma Alemanha, uma França, uma Itália, para onde exportamos muito se mantiverem em crise ou entrarem em situação mais crítica por causa dos EUA, a fatura chega também a Portugal”, realçou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo “preocupado” com eleições americanas. “Não é a mesma coisa ganhar um ou outro”, avisa
{{ noCommentsLabel }}