Governo vai impor proibição total de voos na Portela entre a 1h e 5h da manhã

Miguel Pinto Luz afirmou no Parlamento que o Governo pediu uma avaliação ambiental para o aumento da capacidade de voos no Humberto Delgado.

O ministro das Infraestruturas revelou, esta quinta-feira no Parlamento, que será imposto uma proibição total de voos no aeroporto Humberto Delgado durante quatro horas, entre a 1h00 e 5h00 da manhã. Medida resulta de propostas do grupo de trabalho criado sobre o ruído da infraestrutura.

Vamos impor um hard night curfew [proibição de circulação noturna rígida] que impede voos entre a 1h00 e 5h00 da manhã. Já é um passo em relação ao que temos”, afirmou Miguel Pinto Luz, que está a ser ouvido esta quinta-feira no âmbito da discussão do Orçamento do Estado na especialidade.

Na quarta-feira, teve lugar uma manifestação no Humberto Delgado contra o ruído do aeroporto, em que participaram cerca de três dezenas de moradores de bairros de Lisboa e Loures. O tráfego noturno no aeroporto de Lisboa já é restringido entre as 00h00 e as 06h00, mas é frequente a violação pelas companhias aéreas.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) reconheceu em setembro uma “tendência crescente dos incumprimentos” das regras sobre voos noturnos nos aeroportos portugueses, tendo aplicado coimas de quase seis milhões de euros só no primeiro semestre deste ano.

O ministro afirmou no Parlamento que foi pedida uma avaliação ambiental para o aumento do número de voos no Humberto Delgado, conforme previsto na resolução de conselho de ministros sobre as obras no aeroporto, que prevê o aumento do número de movimentos por hora de 38 para 45.

Sobre o novo aeroporto, interpelado pelo Chega, o ministro das infraestruturas garantiu que será mesmo construído nos terrenos do atual Campo de Tiro de Alcochete. “Nós não temos dúvidas absolutamente nenhumas de que o aeroporto será em Alcochete”. “Com o compromisso, que já assumi, de custos mínimos ou nulos para os contribuintes portugueses”, disse na intervenção inicial.

Assegurou também que o Governo defende que no prazo de 10 anos, quando o aeroporto Luís de Camões estiver concluído, o Humberto Delgado seja “completamente” desmantelado.

(notícia atualizada às 18h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai impor proibição total de voos na Portela entre a 1h e 5h da manhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião