Luís Filipe Vieira livre de dívida de 160 milhões de euros ao Novobanco
Tribunal considera que dívida de duas das empresas de Luís Filipe Vieira, no valor de 160 milhões de euros de VMOC, ao Novobanco foi paga através da conversão de obrigações em ações.
Luís Filipe Vieira está livre da dívida de 160 milhões de euros, relativa a Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), após o Novobanco ter perdido a ação contra duas das empresas do ex-presidente do Benfica — a Promovalor II e a Inland –, titulares das VMOC, para recuperar o dinheiro, noticia esta sexta-feira o Correio da Manhã (acesso pago).
No entender da juíza do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, as empresas de Vieira pagaram a dívida de 160 milhões das VMOC — um empréstimo concedido pelo BES em agosto de 2011 — através do “reembolso em espécie”, isto é, ao terem convertido as obrigações em ações, entregando-as depois ao Novobanco no início de dezembro de 2021, como previsto no contrato.
O Novobanco alegava, na ação que interpôs, que a Promovalor II e a Inland agiram com abuso do direito, pretendendo “esquivar-se ao pagamento de qualquer montante devido”. Além disso, pediu ao tribunal que declarasse inexistente a conversão das obrigações em ações, mas a magistrada considerou que, a existir desequilíbrio — que entende que “não existe, menos ainda grave” –, “será aquele que advém da normal posição de credor do Autor [Novobanco] e de devedora das Rés [Promovalor II e Inland]”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Luís Filipe Vieira livre de dívida de 160 milhões de euros ao Novobanco
{{ noCommentsLabel }}