Trump nomeia Elon Musk para liderar novo departamento de “eficiência governamental”

  • ECO e Lusa
  • 13 Novembro 2024

Com ajuda do dono da Tesla e da rede social X, Trump quer "desmantelar burocracia governamental, reduzir regulamentação excessiva, cortar nas despesas desnecessárias e reestruturar agências federais".

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai nomear o homem mais rico do planeta, o empresário Elon Musk, para chefiar um novo departamento de “eficiência governamental”.

O republicano anunciou que pretende nomear o dono da Tesla e da rede social X, que desempenhou um papel inédito na campanha de Trump, juntamente com o empresário republicano Vivek Ramaswamy, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira.

“Juntos, estes dois grandes norte-americanos vão traçar um caminho para a minha administração desmantelar a burocracia governamental, reduzir a regulamentação excessiva, cortar nas despesas desnecessárias e reestruturar as agências federais”, disse o magnata. Estes dois aliados vão “enviar ondas de choque pelo sistema”, avisou.

Em simultâneo, Trump anunciou que pretendia nomear como secretário da Defesa Pete Hegseth, que nos últimos oito anos foi apresentador da Fox News, o canal de televisão preferido dos conservadores nos Estados Unidos. Hegseth é um antigo major do exército norte-americano e veterano condecorado das guerras no Iraque e no Afeganistão.

“O Pete passou toda a vida como um guerreiro das tropas e do país. O Pete é duro, inteligente e um verdadeiro crente no ‘América em Primeiro Lugar’ (um dos slogans da campanha de Trump)”, disse, em comunicado.

Trump nomeou ainda a aliada Kristi Noem, governadora do Dakota do Sul, como secretária para a Segurança Interna, responsável pelas alfândegas e fronteiras. “Kristi tem sido muito dura na segurança fronteiriça. Foi a primeira governadora a enviar soldados da Guarda Nacional para o Texas para ajudar na crise fronteiriça de (o atual presidente Joe) Biden”, disse o republicano, em comunicado.

Horas antes, Trump disse que pretende nomear o ex-diretor dos serviços de informações, John Ratcliffe, para liderar os serviços secretos norte-americanos (CIA). Ex-congressista republicano do Texas, Ratcliffe liderou as agências de espionagem do governo dos EUA durante a pandemia da covid-19, durante o último ano e meio do primeiro mandato de Trump.

Donald Trump já tinha anunciado, também na terça-feira, a intenção de designar o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee como embaixador norte-americano em Israel. Já Bill McGinley, secretário de gabinete na sua primeira administração, será conselheiro na Casa Branca.

Rubio deve liderar diplomacia americana

Por outro lado, o presidente eleito deverá nomear o senador da Florida, Marco Rubio, para o cargo de secretário de Estado. Rubio, de 53 anos, um influente político de origem cubana e vice-presidente da Comissão de Inteligência do Senado, tem mantido uma posição agressiva em matéria de política externa, assumindo linhas duras em relação à China e ao Irão, em particular, e manifestando uma posição a favor do fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

De acordo com a imprensa norte-americana, Trump convidou, também na segunda-feira, o congressista republicano Mike Waltz para o cargo de conselheiro de segurança nacional, um cargo chave na tomada de decisões em conflitos como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Trump já anunciou que vai nomear como “czar das fronteiras” Tom Homan, antigo responsável pela imigração no primeiro mandato do republicano. Foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês) entre janeiro de 2017 e junho de 2018. Além de supervisionar as fronteiras sul e norte e “a segurança marítima e aérea”, Trump disse que Homan “será responsável por toda a deportação de estrangeiros ilegais de volta para o país de origem”.

Já a deputada republicana Elise Stefanik será a próxima embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas. “Elise é uma lutadora incrivelmente forte, tenaz e inteligente pela América”, disse Trump, numa declaração ao The New York Post, no domingo à noite.

Lee Zeldin, o ex-congressista republicano, vai chefiar a Agência de Proteção Ambiental (EPA). “Ele irá garantir decisões desreguladoras justas e rápidas que serão promulgadas de forma a libertar o poder das empresas americanas, enquanto mantém os mais elevados padrões ambientais, incluindo o ar e a água mais limpos do planeta”, disse Trump numa publicação na rede social Truth Social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump nomeia Elon Musk para liderar novo departamento de “eficiência governamental”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião