Portugal obtém financiamento de 1.009 milhões de euros com juros mais baixos
IGCP pagou menos de 3% para emitir 577 milhões de euros de dívida a dez anos, sendo que o custo das obrigações com prazo de 21 anos também baixaram, refletindo o alívio da política do BCE.
Portugal foi esta quarta-feira aos mercados para se financiar em 1.009 milhões de euros e os custos de financiamento baixaram consideravelmente em comparação com o anterior leilão.
Na linha de dívida com o prazo a 10 anos, o IGCP aceitou pagar aos investidores uma taxa de juro de 2,851% por um montante de obrigações do Tesouro de 577 milhões de euros, que compara com a taxa de 3,075% que pagou em maio numa operação com a mesma maturidade.
Já no prazo a 21 anos (maturidade em 2045) a agência que gere a dívida pública, liderada por Miguel Martin, colocou 432 milhões de euros com uma taxa de juro de 3,304%, abaixo da taxa de 3,433% que suportou no anterior leilão realizado em abril.
A redução dos custos de financiamento da República portuguesa reflete sobretudo o alívio das taxas no mercado nos últimos meses, em consequência do desaperto da política monetária do Banco Central Europeu (BCE) desde o verão passado.
Com a inflação praticamente alinhada com a meta dos 2%, o BCE já cortou as taxas de juro oficiais por três ocasiões desde junho e os mercados apontam para nova redução na reunião marcada para daqui a um mês tendo em conta a deterioração do quadro económico na Zona Euro.
No mercado secundário a taxa de juro das obrigações portuguesas a 10 anos estão a transacionar esta quarta-feira nos 2,872%, quando antes do verão estavam claramente acima dos 3%.
(Notícia atualizada às 11h07)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal obtém financiamento de 1.009 milhões de euros com juros mais baixos
{{ noCommentsLabel }}