Lucro da REN cai 12,5% para 84 milhões de euros até setembro

O lucro da REN foi impactado negativamente pelos resultados da atividade doméstica e internacional, assim como pelos custos mais elevados da dívida.

A REN – Redes Energéticas Nacionais lucrou 84,2 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, uma redução de 12,5% face ao conseguido no período homólogo do ano passado. Estes números foram divulgados pela empresa esta quinta-feira, através de um comunicado publicado na página do regulador dos mercados, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os lucros, de acordo com o documento partilhado, foram impactados negativamente pela redução no EBITDA e nos resultados financeiros. O EBITDA da REN atingiu 388,5 milhões de euros, uma diminuição de 1,8% face ao mesmo período do ano anterior, fruto de uma redução tanto da da atividade doméstica, em 2,5 milhões de euros, como da atividade internacional, em 4,4 milhões de euros.

Os resultados financeiros caíram em 10,9 milhões para os -46,4 milhões, “principalmente devido a um maior custo com a dívida”, explica o comunicado. O custo médio da dívida foi de 2,8%, refletindo um aumento face aos 2,4% registados nos primeiros nove meses de 2023.

Em paralelo, a gestora das redes a nível nacional aumentou o investimento em 20,2% para 212,9 milhões de euros, um incremento que é dado sobretudo pela aposta na rede elétrica em Portugal, “para possibilitar a integração de novos centros de produção elétrica através de fontes renováveis”, justifica a REN, numa nota enviada às redações, a propósito da apresentação de resultados.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h24, com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da REN cai 12,5% para 84 milhões de euros até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião