BRANDS' CAPITAL VERDE Saiba como maximizar a eficiência da energia renovável
A gestão de centrais renováveis exige supervisão contínua. Com serviços de operação 24/7, monitorização e construção, as soluções para energia solar, eólica, hídrica e biomassa garantem eficiência.
A produção de energia renovável requer uma gestão estratégica e rigorosa e a Voltalia destaca-se como parceira fundamental nesta missão. Além de ser produtora de energia, a empresa também faz prestação de serviços, dando apoio aos clientes de toda a sua cadeia de valor de um projeto sustentável.
A fase de desenvolvimento do projeto, no qual entra a negociação de terrenos, design do projeto, obtenção de licenças, negociação de PPA ou participação em leilões e, ainda, o financiamento, demora entre 2 a 8 anos. Após isso, passa para o EPC – Engenharia, Aquisição e Construção, que ocupa 1 a 2 anos, e, por fim, termina com o O&M – Operação da planta e Manutenção do Equipamento, que se trata da parte mais demorada, de 15 a 40 anos.
Estes serviços de EPC e de O&M são fator competitivo na Voltalia e tornaram-se fundamentais face ao aumento da procura por fontes de energia limpa. Com esta oferta, a empresa, além de fornecer soluções renováveis, ainda cobre todas as etapas de supervisão, desenvolvimento, construção e manutenção de centrais de energia renovável, como fotovoltaica, eólica, hídrica e biomassa.
Mas em que consiste o serviço de EPC?
O serviço de EPC é uma das soluções desenvolvidas pela Voltalia, com vista a oferecer um serviço mais abrangente. Nele cabe toda a logística envolvida desde a conceção de projetos até à construção de centrais de energia renovável, garantindo eficiência e qualidade em qualquer tecnologia adotada.
Para isso, a empresa aplica técnicas inovadoras e boas práticas para tornar a energia solar, eólica, hídrica e de biomassa viável e competitiva. Este compromisso inclui a capacidade de construir estruturas reversíveis, como as turbinas eólicas, e centrais de biomassa que envolvem as comunidades locais, promovendo benefícios ambientais e económicos.
Em complemento, a gestão de armazenamento surge como um dos pilares centrais no portfólio da Voltalia, com o objetivo de proporcionar soluções que garantem a estabilidade da rede e ampliam a capacidade de integração de energias renováveis, promovendo a sustentabilidade do sistema energético.
Operação e Manutenção 24 horas por dia
Com um serviço de monitorização e controlo 24/7, a Voltalia assegura a performance ideal das centrais de energia que supervisiona, oferecendo uma gestão de ativos capaz de maximizar o retorno dos investimentos de clientes ao redor do mundo. O processo de gestão de recursos é guiado por um Centro de Métodos de Manutenção especializado e apoiado pelos sistemas globais SIGMA/GMAO, com hubs de operação e monitorização em Portugal e Brasil.
Através do sistema VoltPower, os clientes da Voltalia têm acesso a dados operacionais em tempo real e ao Portal de Energia, uma plataforma que facilita a comunicação direta com as equipas técnicas. As operações incluem desde a gestão de peças suplentes e a segurança até à otimização e análise de riscos. Cada passo é pensado para reduzir paragens e perdas de produção, assegurando um fornecimento de energia contínuo e maximizado.
Além disso, a complementar os serviços de operação, está a gestão de ativos, realizada pela Greensolver, subsidiária da Voltalia. Esta gestão vai além da manutenção técnica, uma vez que também abarca o controlo de conformidade regulatória e o apoio jurídico, permitindo uma operação segura e em linha com os padrões globais de qualidade. Essa gestão também simplifica o processo de reporte de KPI’s financeiros e operacionais, o que otimiza o planejamento de custos e o cumprimento regulatório.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saiba como maximizar a eficiência da energia renovável
{{ noCommentsLabel }}