Banca tem 1,2 mil milhões para garantia aos jovens na compra da casa
O valor previsto será para os dois primeiros anos da garantia: 2025 e 2026. No entanto, caso seja necessário, podem ser pedidos reforços de verbas à Direção-Geral do Tesouro e Finanças.
A garantia pública para ajudar os jovens entre os 18 e os 35 anos a comprar casa, mesmo os que não têm dinheiro para a entrada, está a entrar na reta final para que possam usufruir deste apoio. Segundo o Expresso, o montante global da garantia ascende a 1,2 mil milhões de euros e o despacho do ministro das Finanças que define este valor será publicado em breve.
Este montante destina-se aos próximos dois anos: 2025 e 2026. Porém, se o acesso por parte dos jovens elegíveis for significativo e se for preciso pedir mais dinheiro para não haver gente a ficar de fora, poderão ser pedidos reforços à Direção-Geral do Tesouro e Finanças. Depois do despacho de Joaquim Miranda Sarmento sobre o montante global agora avançado, haverá novo despacho para indicar qual o montante destinado a cada banco.
As Finanças pediram ao Banco de Portugal (BdP) dados mais finos sobre as quotas de mercado dos bancos que vão assinar os protocolos para concederem 100% do financiamento para compra da primeira habitação. Até agora aderiram à garantia pública 17 instituições. O Governo quer saber quais as quotas das instituições na concessão de financiamento a este segmento de idades entre os 18 e os 35 anos para melhor distribuição do montante por banco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banca tem 1,2 mil milhões para garantia aos jovens na compra da casa
{{ noCommentsLabel }}