Luís Farrajota é o novo presidente do Instituto de Informática da SS

  • Lusa
  • 19:24

Luís Farrajota é nomeado em regime de substituição, depois do anterior presidente Sérgio Carvalho ter pedido a demissão por "motivos pessoais" e com "efeitos imediatos" a 11 de outubro.

Luís Farrajota foi nomeado presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, “em regime de substituição”, sucedendo a Sérgio Carvalho, que pediu a demissão do cargo há cerca de um mês, anunciou esta segunda-feira o Governo.

“Luís Miguel Bernardo Farrajota é designado em regime de substituição para exercer o cargo de presidente do conselho diretivo do Instituto de Informática, I. P., nos termos da Lei-Quadro dos Institutos Públicos”, adianta o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em comunicado, enviado às redações.

Luís Farrajota é nomeado em substituição do anterior presidente Sérgio Carvalho, que pediu a demissão “motivos pessoais” e com “efeitos imediatos” a Maria do Rosário Palma Ramalho, em 11 de outubro. Licenciado em Economia pela Universidade do Algarve e mestre em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, Luís Farrajota exerceu, desde 09 de abril, funções de adjunto no gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Anteriormente, Luís Farrajota foi diretor financeiro na empresa ChillOut Entertainment Company e da empresa Buildinglovers, e de maio a outubro de 2022, foi diretor Financeiro e de Operações no Laboratório Colaborativo S2AquaColab.

Com experiência no setor público e privado, o novo presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, exerceu as funções de vogal do Instituto de Gestão Financeira da Educação, entre junho de 2015 até fevereiro de 2019, tendo também sido subdiretor-geral na Direção-Geral de Planeamento e Gestão Financeira no Ministério da Educação e Ciência e de Assessor Financeiro do Ministro da Educação e Ciência no XIX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho.

Luís Farrajota foi também colaborador da Movijovem — CIPRL, onde desempenhou diversas funções no período entre 2004 e 2022, nomeadamente diretor do gabinete de projetos especiais e investimento e de diretor da Rede Nacional de Turismo Juvenil (Pousadas de Juventude).

A tutela lembra ainda que a lei “prevê que a designação dos membros do conselho diretivo dos institutos públicos seja sujeita a procedimento concursal, ao qual se aplicam as regras de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior, previstas no Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Central, Regional e Local do Estado”, cuja abertura do concurso é da responsabilidade da CReSAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Farrajota é o novo presidente do Instituto de Informática da SS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião