Endividamento da economia sobe 2,4 mil milhões em setembro

  • ECO
  • 22 Novembro 2024

O endividamento das administrações públicas, empresas e famílias aumentou pelo segundo mês, atingindo os 813,2 mil milhões de euros em setembro.

O endividamento da economia – que corresponde à dívida das Administrações Públicas, empresas e famílias — voltou a aumentar em setembro pelo segundo mês seguido, atingindo 813,2 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Foi um aumento de 2,4 mil milhões de euros face ao mês anterior, uma evolução que se deveu sobretudo ao que aconteceu no setor privado (+2,7 mil milhões), que inclui famílias e empresas privadas, ascendendo a 358,8 mil milhões no final daquele mês.

Endividamento sobe pelo segundo mês

Fonte: Banco de Portugal

No que diz respeito às empresas privadas, observou-se uma subida de dois mil milhões de euros naquele mês, correspondendo a endividamento contraído junto do resto do mundo sob a forma de títulos de dívida, explica o supervisor. Já o endividamento dos particulares teve um aumento de 600 milhões de euros, “maioritariamente para a finalidade de habitação”.

No setor público o endividamento caiu 300 milhões de euros para 454,3 mil milhões, uma descida que decorreu essencialmente da amortização de títulos de dívida de curto prazo (-1,5 mil milhões).

O banco central adianta que houve um aumento das responsabilidades em depósitos do Tesouro (+1,4 mil milhões), “o que contribuiu para o aumento do endividamento do setor público junto das administrações públicas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia sobe 2,4 mil milhões em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião