Vai nascer no Alentejo a maior central fotovoltaica da EDP na Europa
A maior central solar europeia da elétrica, que conta com um investimento de cerca de 115 milhões de euros, vai ter uma produção média de eletricidade de 418 GW/h por ano.
Com uma potência instalada de 242 MWp (292 MVA) e uma produção média anual de eletricidade a atingir os 418 GW/h, o grupo EDP prepara-se para instalar a sua maior central solar europeia no Alentejo, designadamente nos concelhos de Portel (Évora) e da Vidigueira (Beja), avança o Jornal Económico. O projeto, que será desenvolvido pela EDP Renováveis, tem um prazo de construção de 16 meses, com uma vida útil de 35 anos, e, se fosse concluído hoje, seria a maior central solar fotovoltaica em Portugal, ficando à frente da Solara 4, no Algarve.
A central fotovoltaica da Sobreira, que conta com um investimento na ordem dos 115 milhões de euros e que vai instalar 348 mil módulos fotovoltaicos numa área vedada com 445 hectares em terrenos das Herdades da Sobreira de Baixo e da Quinta de Dona Maria, será um projeto híbrido, já que vai injetar a sua eletricidade na rede através do ponto de ligação afeto à central hidroelétrica de Alqueva II, com 400 kV, o que permite injetar energia solar durante o dia, aproveitando a água armazenada na albufeira para poder produzir eletricidade durante a noite.
No estudo de impacte ambiental, a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade explica que “durante o funcionamento diário do sistema, em períodos de elevado recurso solar, a energia hidráulica poderá ficar armazenada sob a forma de água nos reservatórios, priorizando a utilização do recurso solar”, pelo que “em períodos de baixo recurso solar, a geração hidráulica poderá ser priorizada”. “Assim, a implementação da Central Fotovoltaica da Sobreira de Baixo permitirá otimizar esses ‘períodos mortos’, aumentando a energia fornecida ao sistema, sem ultrapassar a potência de ligação atribuída”, acrescenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vai nascer no Alentejo a maior central fotovoltaica da EDP na Europa
{{ noCommentsLabel }}