A feira agrícola Expo AgriTech 2024 abre hoje as suas portas com um impacto económico esperado de 5 milhões em Málaga
O evento reúne mais de 8.000 profissionais para descobrir as mais recentes tecnologias, soluções e maquinaria de ponta para tornar as suas explorações agrícolas rentáveis e negócios sustentáveis.
A primeira edição da Feria del Campo 4.0 – Expo AgriTech 2024, o maior evento tecnológico dedicado à inovação no setor agrícola, reunirá a partir de hoje e até quinta-feira, 28 de novembro, em Málaga, mais de 8.000 profissionais do setor agrícola – como proprietários de explorações agrícolas, gestores de empresas agro-alimentares, engenheiros agrónomos, chefes de cooperativas e agricultores -, fazendo da capital da Costa do Sol o epicentro europeu da “agritech”.
A celebração da Feria del Campo 4.0 – Expo AgriTech gerará um impacto económico de mais de 5 milhões de euros e servirá, segundo os seus promotores, para colocar a Andaluzia no mapa mundial dos eventos tecnológicos para o setor agrícola. O evento, que conta com o apoio da Consejería de Agricultura, Pesca, Água e Desenvolvimento Rural da Junta da Andaluzia e dos Fundos Federais Europeus, contará com 171 empresas expositoras que mostrarão os últimos avanços para maximizar a rentabilidade e a eficiência dos campos de cultivo.
Entre os desenvolvimentos a serem revelados estão sistemas de irrigação e gestão de água mais sustentáveis, equipamentos de colheita automatizados, soluções regenerativas e de agricultura de precisão, ferramentas de desempenho agrícola, máquinas de última geração – como tratores inteligentes ou drones -, fertilizantes, alternativas biotecnológicas e tecnologias ligadas à agricultura 4.0.
Na área de exposição da feira, serão desenvolvidas diferentes experiências imersivas para explicar como a tecnologia pode transformar um olival, uma estufa ou melhorar a gestão da água nas explorações agrícolas. Citoliva, o Centro Tecnológico del Olivar y del Aceite, mostrará as variedades mais representativas deste tipo de plantação na Andaluzia e seu sistema de cultivo no espaço Olivar 4.0, além de exibir o funcionamento das tecnologias que monitoram o estado das oliveiras em tempo real.
Por seu lado, o Centro Tecnológico Tecnova de Almeria, com base na Tech Greenhouse, apresentará as soluções tecnológicas que estão a ser implementadas em culturas intensivas de interior para as tornar mais competitivas e eficientes na utilização dos recursos. O mesmo objetivo será prosseguido pelo Mundo Agua, um espaço onde serão expostos sensores de humidade e plataformas de análise de dados, entre outras propostas, para otimizar a utilização da água em todas as fases da produção agrícola.
CONGRESSO
A primeira edição da feira acolhe ainda o Congresso AgriTech 4.0, o maior fórum da Europa que aborda os desafios e oportunidades do setor agrícola, e que reunirá 405 oradores, líderes nos seus negócios ou nas suas áreas de atuação. Alguns dos que estarão no congresso esta semana a avaliar o estado e o futuro do setor são Hamza Qadoumi, reconhecido pela Forbes como um empreendedor com impacto social e fundador da empresa sueca de agritech, Ecobloom; Francesc Font, guru da agricultura regenerativa; Begoña Pérez Villareal, diretora do EIT Food South; Enrique Colilles, CEO da Treemond; Mercedes Iborra, CSO e co-fundadora da VisualNacert, uma empresa dedicada à agricultura de precisão; Victor Luque, CEO da Trops; Tomaso Ceccarelli, Investigador Sénior em Digitalização para a Agricultura na Universidade de Wageningen, uma das melhores do mundo neste domínio; Miguel Ángel López Peña, Fundador e Diretor de Operações da ISFA, uma empresa especializada em projetos eficientes e sustentáveis de amendoeiras, e Daniel Vidal, Diretor de Dados e Transformação da adega Alma Carraovejas.
Em seis palcos, os especialistas partilharão experiências de alto nível e casos de sucesso internacionais que servirão de inspiração para avançar para uma agricultura mais digitalizada e de vanguarda, com menor impacto ambiental e em linha com as possibilidades oferecidas pela nova Política Agrícola Comum (PAC).
De facto, a PAC será um dos principais temas a discutir no congresso para que os agricultores saibam como abraçar a inovação e contar com a agricultura 4.0 como uma ferramenta para melhorar a sua competitividade. Será também partilhado um vasto leque de projectos sobre IA generativa, blockchain, gémeos digitais, análise de dados, robótica, automação e sensores aplicados ao campo, de forma a demonstrar as vantagens da sua utilização. Paralelamente, será dado destaque à otimização do abastecimento de água na rega e fertirrega, numa época marcada por fenómenos climáticos extremos, tema que também será analisado.
Outro tema que estará na ordem do dia do congresso é a ascensão da agricultura regenerativa, um conceito que visa a saúde do solo e o cuidado com a biodiversidade. Tudo isto, sem esquecer os desafios que o mundo agrícola enfrenta atualmente, como a falta de substituição de gerações ou a incorporação em grande escala de fontes de energia limpas.
Foram também criados vários fóruns para a produção de fruta, vinho, horticultura, olivicultura, frutos secos e culturas intensivas. Paralelamente, realizaram-se workshops e demonstrações, bem como jornadas completas destinadas a perfis em constante evolução, como engenheiros agrónomos, gestores de cooperativas, jovens agricultores e proprietários de explorações agrícolas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A feira agrícola Expo AgriTech 2024 abre hoje as suas portas com um impacto económico esperado de 5 milhões em Málaga
{{ noCommentsLabel }}