Depósitos das famílias com maior crescimento desde fevereiro de 2021
Os depósitos dos particulares na banca portuguesa aumentaram 1,2 mil milhões de euros em outubro, um crescimento de 8,3% a que não se assistia há 45 meses.
Os depósitos das famílias nos bancos portugueses registaram em outubro o maior aumento desde fevereiro de 2021, crescendo 8,3% face a outubro do ano passado, mostram os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.
Em termos absolutos, a variação representa mais 1,2 mil milhões de euros em depósitos. O montante total depositado pelos particulares na banca nacional atingiu, desta forma, os 189,3 mil milhões de euros no final do mês passado.
Depósitos dos particulares: taxa de variação anual
Desde outubro de 2023 que o crescimento dos depósitos das famílias tem estado a acelerar (ver gráfico). Pelo contrário, no ano passado, os depósitos dos particulares abrandaram e chegaram mesmo a registar decréscimos, uma tendência a que não é alheia a corrida à subscrição de Certificados de Aforro que se registou, sobretudo, no primeiro semestre.
Enquanto isso, os depósitos das empresas tiveram um crescimento percentual bastante mais modesto em outubro de 2024, ainda que superior ao das famílias em termos absolutos. Foram mais 1,5 mil milhões de euros em depósitos em outubro, mais 2,3% do que em outubro de 2023, com o stock total a alcançar 66,9 mil milhões de euros.
A atualização dos dados dos depósitos deu-se em simultâneo com os dos empréstimos, que apontaram para o maior aumento em seis anos do crédito ao consumo às famílias, para um novo recorde acima dos 30 mil milhões de euros.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h08)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depósitos das famílias com maior crescimento desde fevereiro de 2021
{{ noCommentsLabel }}