Chega alia-se ao Governo. Em 2025 voltam as comissões no reembolso antecipado do crédito da casa

Isenção das comissões na amortização antecipada do crédito com taxa variável estará em vigor só até ao fim deste ano. Deputados chumbaram iniciativa do PS para alterar o atual regime.

A isenção de comissões no reembolso antecipado do crédito à habitação já não irá tornar-se definitiva. O PSD, CDS-PP e Chega chumbaram, esta quinta-feira, a iniciativa do PS, deixando cair por terra também que o máximo que a banca pode cobrar aos clientes com contratos com taxa fixa se reduzisse de 2% para 0,5% do valor amortizado.

A proposta foi inviabilizada na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), no âmbito da especialidade do Orçamento, com os votos contra do PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal (IL).

A iniciativa introduzia alterações ao atual regime e estipulava que os bancos ficavam permanentemente impedidos de cobrar quaisquer comissões ou encargos aos consumidores relacionados com a amortização antecipada parcial ou total do valor do crédito à habitação, quando o reembolso ocorrer num período em que é aplicável o regime de taxa variável. A cobrança para contratos com esta taxa está temporariamente suspensa desde 2022, em resultado das medidas de apoio implementadas para apoiar as famílias face ao aumento das taxas de juro. Assim, a isenção termina no fim deste mês.

Nos casos dos contratos com taxa fixa, a partir do próximo ano, o valor máximo da comissão a pagar irá manter-se assim em 2% do valor amortizado, quando a proposta do PS reduzia o teto para 0,5%.

A proposta aprovada apresentava cedências face à submetida inicialmente pelos socialistas. A proposta original previa o fim permanente das comissões quer para os créditos com taxa variável, quer com taxa fixa. Os socialistas substituíram a proposta na segunda-feira à tarde, após o parecer enviado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) ao Parlamento.

A associação que representa a banca avisava: “Uma das muito prováveis consequências indesejadas que a medida poderá acarretar é o estreitamento – ou, mesmo, o seu fechamento – dos contratos a taxa fixa ou mista, que recentemente havia assumido um papel predominantemente na contratação de novos créditos à habitação”.

Pelo caminho ficou também a iniciativa do Chega que reduzia o máximo do valor da comissão a 2% do valor amortizado para créditos a taxa fixa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega alia-se ao Governo. Em 2025 voltam as comissões no reembolso antecipado do crédito da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião