5 coisas que vão marcar o dia
O Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a outubro. Já o Eurostat vai revelar os dados da taxa de desemprego na UE e o INE os dados dos índices de produção industrial.
Esta segunda-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a outubro de 2024. Já o Eurostat vai revelar os dados da taxa de desemprego na União Europeia e o INE os dados dos índices de produção industrial. A marcar do dia está ainda a descida da gasolina e a revelação da shortlist a palavra do ano.
Banco de Portugal revela dívida pública
Esta segunda-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a outubro de 2024. Em setembro a dívida pública voltou a cair, baixando 0,54%, ou 1,48 mil milhões de euros, para 272,2 mil milhões de euros. Foi o terceiro mês consecutivo em que o stock da dívida registou uma queda mensal em termos nominais e foi também o valor mais baixo do rácio da dívida desde setembro de 2010, com a dívida pública a alcançar um valor equivalente a 97,4% do PIB.
Qual é a taxa de desemprego na UE?
O Eurostat vai divulgar esta segunda-feira os dados da taxa de desemprego na União Europeia (UE) referente a outubro de 2024. Em setembro, a taxa de desemprego na Zona Euro desceu para os 6,3% em comparação com o período homólogo de 2023, e diminuiu também na UE para os 5,9%. Na comparação em cadeia, a taxa de desemprego estabilizou ao nível da Zona Euro e da UE em comparação com o mês de agosto de 2024.
INE divulga produção industrial
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os índices de produção industrial referente a outubro de 2024. Em setembro, os preços na produção industrial aumentaram 2,7%, comparativamente com o mesmo período do ano anterior, após ter recuado 1,5% no mês anterior. Excluindo o agrupamento de energia, o Índice de Produção Industrial passou de uma redução de 0,8% em agosto para um crescimento de 2,5% em setembro.
Como vão oscilar os preços dos combustíveis?
Os preços da gasolina vão descer, mas os do diesel não mexem nesta semana. A gasolina deverá descer 2,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, não deverá sofrer alterações. Assim, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,690 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,601 euros por litro de gasóleo simples, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.
E a palavra do ano é…
A Porto Editora e a Infopédia vão revelar as dez candidatas finalistas a Palavra do Ano 2024 esta segunda-feira no Mercado do Bolhão, no Porto, a partir das 8h30. Após apresentada a shortlist, a votação decorrerá durante todo o mês de dezembro, exclusivamente através da internet. A vencedora será anunciada nos primeiros dias de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}