Luxo artesanal espanhol deixa a sua marca nas tendências da produção em massa

  • Servimedia
  • 3 Dezembro 2024

Estas marcas preservam o património de artesanato secular, transformando cada produto numa obra de arte.

Várias empresas espanholas do setor do luxo têm-se destacado pela sua aposta no luxo artesanal, através da utilização de peças de qualidade superior com uma história única. Estas marcas preservam o património de artesanato secular, transformando cada produto numa obra de arte.

Entre as marcas mais destacadas estão a joalharia Rabat, Loewe e Manolo Blahnik, entre outras. Fundada em 1977, a Rabat é uma referência da joalharia fina e da relojoaria em Espanha, com oficinas em Espanha e Itália, onde os artesãos combinam técnicas tradicionais com design contemporâneo. Cada peça de joalharia, desde os anéis de noivado aos colares de diamantes, reflete “uma paixão pela excelência, utilizando materiais nobres e diamantes 100% naturais, selecionados segundo as normas mais rigorosas e acompanhados de certificados que garantem a sua autenticidade e qualidade excecional”. A empresa acaba também de apresentar novas peças da sua coleção “Rabat Black & White”.

A Loewe, com mais de 170 anos de história, é outro sinónimo de luxo e de artesanato na moda. Fundada em Madrid em 1846, a marca manteve a sua essência artesanal, especialmente nos seus artigos em pele. As suas bolsas emblemáticas, como a “Amazona” ou a “Puzzle”, são feitas à mão por artesãos especializados em oficinas espanholas, utilizando peles da mais alta qualidade.

Por seu lado, Manolo Blahnik, originário das Ilhas Canárias, levou o calçado espanhol às passerelles mais prestigiadas do mundo. Desde a abertura da sua primeira loja em Londres, em 1973, os seus sapatos são sinónimo de “elegância e sofisticação”. Cada par é feito à mão, cuidando de todos os pormenores, desde a seleção dos materiais até ao design final.

De acordo com vários estudos de tendências, estas empresas representam a mestria e o valor do artesanato como padrão de luxo no século XXI, destacando-se num mercado saturado de produtos estandardizados. Refletem também uma evolução do setor do luxo em Espanha no sentido de uma maior valorização do artesanato, da sustentabilidade e da inovação, adaptando-se às exigências de consumidores mais exigentes e conscientes.

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