5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 4 Dezembro 2024

Moções de censura contra o Governo francês vão a votos. INE e BdP divulgam dados sobre habitação e IGCP realiza dois leilões de BT.

O futuro do governo francês, liderado por Michel Barnier, depende dos resultados da votação às moções de censura marcadas para hoje. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados sobre a evolução das taxas de juro no crédito habitação e o Banco de Portugal (BdP) publica dados sobre os preços da construção de novas casas. Também a IGCP volta ao mercado obrigacionista com a emissão de BT a 5 e 12 meses.

Decide-se o futuro do Governo de França

O debate e a votação das moções de censura contra o Governo de França apresentadas pela esquerda francesa e pelo partido da extrema-direita Rassemblement National (RN) estão agendados para as 16 horas (15 horas em Lisboa). O partido de Marine Le Pen, Nova Frente Popular (NFP), anunciou que vai votar a favor da moção apresentada pelos partidos da esquerda o que, confirmando-se, levará à queda do Governo de Michel Barnier. As moções foram apresentadas após o primeiro-ministro francês ter recorrido ao n.º 3 do artigo 49.º da Constituição para conseguir aprovar o Orçamento da Segurança Social para o próximo ano, face à ausência de maioria na Assembleia Nacional.

Audição de Ricardo Ferreira Reis no Parlamento

O economista Ricardo Ferreira Reis, indigitado vice-presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, será ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação. Esta etapa precede o parecer positivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), a quem o Governo pediu a avaliação curricular e de adequação de competências da personalidade indigitada para vogal do Conselho de Administração da AMT.

Como evolui a taxa de juro no crédito à habitação?

O Banco de Portugal (BdP) revela os indicadores das taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos relativos a outubro. Segundo o último relatório mensal, a taxa de juro média de novos contratos de crédito à habitação voltou a descer, fixando-se em 3,37% em setembro. O BdP divulga ainda dados relativos ao crédito habitação e a fatores autónomos de liquidez de novembro.

Está mais caro construir novas casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar o índice de custos de construção de habitação nova de outubro. Segundo os últimos dados divulgados, os custos tinham subido 3,3% em Portugal em setembro face ao mesmo mês no ano anterior. Já a OCDE divulga o ‘Economic Outlook’ e o índice do preço dos consumidores. Enquanto o Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica relatório “Setor Empresarial Regional 2022-2023”.

IGCP volta ao mercado obrigacionista com BT a 5 e 12 meses

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza dois leilões de Bilhetes do Tesouro (BT), a cinco meses e a 12 meses, com maturidades a 16 de maio de 2025 e 21 de novembro de 2025, num montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião