Hoje nas notícias: imigrantes, Efacec e fundos europeus
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O ministro António Leitão Amaro deu uma entrevista em que faz o balanço dos processos em andamento e dos processos rejeitados pela AIMA nos últimos seis meses. O Observador noticia que o PSD vai votar a favor da proposta da IL para a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à nacionalização e privatização da Efacec, o que, a juntar-se aos votos favoráveis do Chega, CDS e liberais, garante a aprovação. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Regularização de imigrantes: 108 mil rejeitados em seis meses
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, revelou que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) tem “a andar” os processos de regularização de 113 mil pessoas e, simultaneamente, está “a avançar com a notificação para a rejeição” de 108 mil imigrantes. Isto nos últimos seis meses, em que, segundo o governante, “o Estado multiplicou por seis a sua capacidade de atendimento”. “O Estado atendia 800 imigrantes ou pessoas que procuravam a AIMA por dia. Neste momento, está a atender 5 mil por dia”, assinala, em entrevista ao Público e à Renascença.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Parlamento avança com comissão de inquérito sobre nacionalização e privatização da Efacec
A comissão parlamentar de inquérito à nacionalização e privatização da Efacec, proposta na quarta-feira pela Iniciativa Liberal (IL), vai contar com os votos favoráveis do PSD, do CDS e do Chega. O voto destes partidos é suficiente para aprovar a comissão de inquérito, embora a esquerda também abra a porta à sua viabilização. O PS, que quando era Governo foi responsável pela nacionalização e privatização da empresa vendida aos alemães da Mutares, já revelou que vai votar contra.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)
Empresas obrigadas a devolver fundos europeus por falhas na entrega de certificação PME
Várias empresas portuguesas estão a ser notificadas para devolverem dinheiro de fundos comunitários por não terem entregado a certificação que comprova que eram pequenas e médias empresas (PME), uma das condições necessárias para serem elegíveis. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) confirmam que têm sido contactadas por diversos associados. Sem revelar quantas empresas estão a ser alvo destas notificações e os montantes em causa, o Ministério da Economia, por sua vez, garantiu que está “já a ser operacionalizada uma solução”.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Arquiteto de Montenegro vai ser ouvido no julgamento da ‘Operação Vórtex’
O arquiteto responsável pelo projeto da casa de Luís Montenegro em Espinho vai ser ouvido como testemunha no julgamento da “Operação Vórtex”, que decorre no tribunal daquela cidade. O nome de Diogo Lacerda é referido numa escuta telefónica entre dois dos arguidos que estão a ser julgados — o empresário Francisco Pessegueiro e o arquiteto João Rodrigues — como alguém que “mexia na Câmara” e que “injetava” projetos na autarquia local. Diogo Lacerda, atualmente vice-presidente do PSD/Espinho, vai depor no processo a pedido da defesa de Francisco Pessegueiro.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Dois satélites portugueses vão ser lançados em janeiro pela SpaceX de Elon Musk
Dois satélites portugueses, o PoSAT-2 e o Prometheus-1, vão ser lançados para o espaço em janeiro e vão entrar em órbita através de um foguetão da SpaceX, a companhia espacial de Elon Musk. Enquanto o PoSAT-2, cujo investimento total ascende a 15 milhões de euros, foi concebido pela equipa do físico Fernando Carvalho Rodrigues e vai chegar ao espaço carregado por um foguetão Falcon 9 da SpaceX, o Prometheus-1 é um satélite experimental e académico da Universidade do Minho.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: imigrantes, Efacec e fundos europeus
{{ noCommentsLabel }}