Portugal reforça quota no FMI em 1,3 mil milhões de euros
Fundo Monetário Internacional aprovou um aumento geral de 50% das quotas aos seus membros. Portugal vai reforçar a sua posição em cerca 1,3 mil milhões de euros.
Portugal vai aumentar a sua quota no Fundo Monetário Internacional (FMI) em 50%, um aumento que será acompanhado pelos outros países membros e reforçará a capacidade de empréstimos do fundo.
A nova quota de Portugal junto do Fundo está avaliada em mais de 3,8 mil milhões de euros, após este reforço no montante de cerca de 1,3 mil milhões de euros.
Há um ano, a assembleia de governadores do FMI aprovou um aumento das quotas de todos os membros em 50% na 16.ª revisão geral de quotas da instituição.
No caso de Portugal representa um aumento de 2060,1 milhões de direitos de saque especiais (DSE) para 3.090,2 milhões DSE, que foi agora autorizado pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
O DSE é o ativo de reserva do FMI criado em 1969 e calculado com base num cesto de moedas: dólar, euro, renminbi chinês, iene e libra inglesa. Cada DSE vale 1,25 euros.
Com este aumento de 50%, o país também reforça a sua capacidade de poder pedir emprestado junto do fundo na mesma medida. Como aconteceu em 2011 no pedido de resgate internacional e cujo empréstimo de 26,3 mil milhões do FMI acabou por ser saldado em 2018.
Para o FMI, vai robustecer a sua capacidade financeira sem recorrer a financiamento externo, permitindo maior ajuda aos países em situação de maior fragilidade económica e financeira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal reforça quota no FMI em 1,3 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}