Miranda Sarmento confiante de que Zona Euro escapará a contágio da crise francesa

Ministro das Finanças português defendeu que a Zona Euro é "muito forte". Miranda Sarmento acredita que franceses irão encontrar uma solução de "estabilidade" política.

O ministro das Finanças português, Joaquim Miranda Sarmento, mostrou-se confiante de que a crise em França não terá repercussões na Zona Euro, argumentando que esta “é muito forte”.

Em declarações esta segunda-feira à Bloomberg, antes da reunião do Eurogrupo em Bruxelas, o governante afastou, assim, um cenário de contágio.

“Penso que não há qualquer perigo de contágio”, disse, acrescentando que “a Zona Euro é muito forte”.

Para Miranda Sarmento, o bloco tem “os instrumentos” para responder ao desafio e mostrou-se convicto que o impasse político em França será desfeito. “Estou confiante de que os franceses poderão encontrar uma solução política que possa trazer estabilidade ao país”, disse.

O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, apresentou a demissão ao Presidente francês, Emmanuel Macron, que a aceitou, após a aprovação de um moção de censura apresentada pelo bloco de partidos de esquerda Nova Frente Popular e apoiada pela União Nacional, partido de Marine Le Pen.

O Governo de Barnier foi o que teve menos tempo em funções na V República Francesa, já que cumpriria 100 dias a 13 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Miranda Sarmento confiante de que Zona Euro escapará a contágio da crise francesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião