Startup de Coimbra Ethiack levanta 4 milhões para lançar IA hackbots
Acelerar a expansão para novos mercados, começando pelo Reino Unido e Europa, "com olhos nos EUA e no Médio Oriente", estão entre os objetivos da ronda seed.
A startup de cibersegurança Ethiack fechou uma ronda de 4 milhões para lançar hackbots ‘alimentados’ por Inteligência Artificial (IA), “uma tecnologia que simula a abordagem de um hacker ético que testará os ativos digitais, capazes de proteger a Internet em escala” a ser lançada “em breve”. Acelerar a expansão para novos mercados, começando pelo Reino Unido e Europa, “com olhos nos EUA e no Médio Oriente”, estão entre os objetivos da ronda.
Jorge Monteiro, CEO da Ethiack, destaca a entrada dos novos parceiros através desta ronda seed, com a participação da Explorer Investments, da CoreAngels, de Paulo Marques (empreendedor e investidor), da Startup Wise Guys, da Aralab, da Amena Ventures e do Start Ventures. “Com a sua experiência” vão ajudar a startup de Coimbra “a crescer e a ultrapassar os desafios de crescimento e de internacionalização”, diz, citado em comunicado.
Fundada há dois anos no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, por André Baptista, Jorge Monteiro e Vitor Pinho, ‘hackers éticos’ portugueses especializados em cibersegurança, a startup “já testou mais de 150 mil ativos digitais e, só no último ano, cerca de 20% das vulnerabilidades foram detetadas em ativos críticos de elevada importância, sendo que metade destas foram consideradas muito impactantes para os negócios”, informa o comunicado.
A sua solução “combina testes manuais realizados por uma equipa com mais de 50 hackers éticos de elite mundial, com automação e Inteligência Artificial para fazer testes de segurança ofensivos contínuos, precisos e impactantes para identificar vulnerabilidades em tempo real bem como para emitir relatórios de conformidade com as novas regulamentações de cibersegurança europeias e internacionais”, refere a startup.
Em dois anos, a startup atingiu o milhão de euros de faturação, tendo uma carteira com mais de 50 clientes, em nove países, e uma equipa com 10 pessoas.
Foi distinguida como WebSummit’s Most Promising Startup, WSA in 2023, recebeu o Prémio Nacional de Inovação de Portugal e foi selecionada para o Google for Startups Growth Academy: AI for Cybersecurity, por oferecer uma plataforma baseada em IA.
André Baptista, CTO e cofundador da Ethiack, conquistou este ano, pela segunda vez, o título de Hacker Mais Valioso, um de cinco hackers em todo o mundo que obtiveram este reconhecimento por duas vezes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Startup de Coimbra Ethiack levanta 4 milhões para lançar IA hackbots
{{ noCommentsLabel }}