Corticeira Amorim vende negócios na Dinamarca e Suécia ao conglomerado sueco Volati

A Corticeira Amorim vendeu duas distribuidoras de revestimentos de solos na Dinamarca e na Suécia ao grupo Salix, parte do conglomerado industrial sueco Volati. Negócio vale 26,84 milhões de euros.

A Corticeira Amorim anunciou esta quarta-feira ao mercado a venda da totalidade da posição de controlo de 80% que detinha na dinamarquesa Timberman Denmark, por sua vez dona da sociedade sueca Timberman Golv. O comprador é o grupo Salix, que pertence ao conglomerado industrial sueco Volati.

O negócio assume um enterprise value (EV) de 310 milhões de coroas suecas (26,84 milhões de euros ao câmbio atual), correspondendo a um rácio EV/EBTDA ajustado de 5x, avançou o novo dono num comunicado. Já depois da publicação desta notícia, a Corticeira Amorim informou que a venda ocorreu “por um valor de 23,7 milhões de euros”.

Ambas as empresas são distribuidoras de revestimentos de solos em vinil, cortiça e madeira. O grupo português, através da Amorim CorkFlooring, tinha entrado no capital da empresa dinamarquesa em 2011 e no da empresa sueca em 2017, esta última anteriormente conhecida por Amorim Cork Sweden.

Noutro comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Corticeira Amorim informa que a Timberman Denmark e a Timberman Golv geraram um volume de negócios consolidado de 36 milhões de euros este ano.

“Estamos satisfeitos por adquirir a Timberman, uma empresa conceituada com uma forte posição na indústria. A Timberman complementa as nossas operações de forma excelente, criando uma forte posição geográfica no mercado dinamarquês e no nosso mercado de origem na Suécia”, reagiu Martin Hansson, CEO do grupo Salix.

Depois do anúncio da venda, as ações da Corticeira Amorim estavam a descer 0,36% na bolsa de Lisboa, para 8,24 euros cada título, na manhã desta quarta-feira. Já os títulos do grupo Volati estavam a subir 1,22%, para 99,60 coroas suecas.

À CMVM, a Corticeira Amorim refere que as duas empresas na Dinamarca e na Suécia “manter-se-ão como distribuidoras dos produtos de revestimento” da Amorim CorkFlooring em ambos os mercados, “de acordo com a sua nova estratégia de, em alguns mercados, passar de um modelo de distribuição próprio assente em filiais para um modelo assente em distribuidores”.

“Esta mudança corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e dos isolamentos”, acrescenta o grupo nacional.

(Notícia atualizada pela última vez às 9h50)

Cotação das ações da Corticeira Amorim em Lisboa:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim vende negócios na Dinamarca e Suécia ao conglomerado sueco Volati

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião