Suzuki e Jeep investigadas por suspeitas de manipulação de emissões

  • Juliana Nogueira Santos
  • 10 Julho 2017

As autoridades holandesas detetaram emissões muito elevados de gases tóxicos nos Suzuki Vitara e nos Jeep Grand Cherokee.

Depois da Volkswagen, o cerco está a apertar para outras marcas. As autoridades holandesas anunciaram uma investigação em torno das produtoras de automóveis Suzuki e Jeep para apurar se estas utilizaram software para manipular as emissões de alguns dos seus modelos, concretamente o Suzuki Vitara e o Jeep Grand Cherokee.

Num comunicado citado pela Reuters, esta investigação terá sido espoletada por uma análise da autoridade rodoviária holandesa — RDW, na sigla original –, que detetou níveis muito elevados de óxido de nitrogénio durante alguns testes em estrada, níveis esses estão fora do limite aceite pela lei europeia. Segundo as estimativas da RDW, serão cerca de 70 mil os carros afetados, 27 mil da Jeep e 42 mil da Suzuki.

Esta análise já estava em curso desde 2015, ano em que se conheceu o caso da Volkswagen e do sistema que mascarava as emissões de milhões de motores da marca, e visava todas as marcas a atuarem em território europeu. Como afirmou Maarten Balk, responsável pelo licenciamento e supervisão da RDW, “tivemos respostas satisfatórias” das outras 14 marcas analisadas, “mas não destas duas.”

Foi a primeira vez que a RDW tomou medidas desta dimensão, contudo esta não tem qualquer poder para instaurar multas. Pelo contrário, não é a primeira vez que uma marca da Fiat Chrysler, detentora da Jeep, surge nas manchetes associada a este problema. No princípio deste ano, o grupo foi acusado pelo Governo dos EUA de ter violado o Clear Air Act ao instalar esse software no modelo Jeep Grand Cherokee e nas carrinhas RAM 1500.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suzuki e Jeep investigadas por suspeitas de manipulação de emissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião