Diretores jurídico e de recursos humanos deixam Menzies Portugal com efeitos imediatos
A saída de Ana Vilhena e de Gonçalo Proença faz parte de “algumas mudanças organizacionais, fruto do alinhamento cada vez mais próximo do modelo da Menzies para a região do Sul da Europa”.
A Menzies Portugal (antiga Groundforce) comunicou esta quinta-feira aos trabalhadores alterações organizacionais, com a saída imediata da empresa da até agora diretora de recursos humanos, Ana Vilhena, e do diretor jurídico, Gonçalo Proença.
“Após dois anos de serviço, Ana Vilhena, diretora de Recursos Humanos da Menzies Portugal, deixará a empresa com efeitos imediatos”, lê-se numa circular enviada aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, a dar conta de “algumas mudanças organizacionais, fruto do alinhamento cada vez mais próximo do modelo da Menzies para a região do Sul da Europa”.
Da mesma forma, o até agora diretor jurídico, Gonçalo Proença, “que colaborou com a organização durante vários anos, também deixará a empresa com efeito imediato”. A partir deste momento, as funções de Recursos Humanos em Portugal passam a estar englobadas sob a estrutura da região Sul da Europa e a equipa passa a reportar diretamente a Martin Harrell, vice-presidente sénior de Recursos Humanos, “garantindo a continuidade e o alinhamento com os nossos objetivos estratégicos”.
Já os temas jurídicos da Menzies Portugal passam a ser geridos pela equipa regional da Europa, com a equipa a reportar ao diretor jurídico, John Frame, durante a reorganização daquela direção. “O empenho de ambos foi fundamental para transformar o nosso negócio e desejamos-lhes o maior sucesso nos seus futuros desafios”, lê-se na circular assinada pelo vice-presidente sénior para o Sul da Europa, Juanlo Vidal, e pelo vice-presidente para Portugal, Rui Gomes.
Responsáveis da Menzies Portugal, da ANA Aeroportos e da TAP foram recentemente chamados ao parlamento, a pedido do Chega, para esclarecimentos sobre o funcionamento e a segurança nos aeroportos.
Um dos temas abordados nas audições prendeu-se com os casos de trabalhadores do serviço de assistência em terra (handling) que iniciam o turno às 04:00, mas, face à inexistência de transporte público àquela hora, deslocam-se para o aeroporto nos últimos transportes disponíveis, entre as 00:00 e a 01:00, onde ficam a aguardar a entrada ao serviço.
O vice-presidente da Menzies Portugal, Rui Gomes, afirmou que os trabalhadores “vão mais cedo, como acontece com milhares de portugueses noutros locais, e ficam uma ou duas horas à espera para trabalhar”.
Outro dos temas abordados pelos deputados foram os baixos salários dos trabalhadores do handling, com deputados a acusar a empresa de praticar ordenados abaixo da remuneração mínima garantida e a denunciar o recurso a “furos na lei” para dividir as 40 horas de trabalho semanais por jornadas de quatro ou cinco horas quase sete dias por semana.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) convocou uma greve de trabalhadores da Menzies, entre as 00:00 do dia 22 de dezembro e as 24:00 de 26 de dezembro, para reivindicar melhores condições salariais e de trabalho, nomeadamente a falta de transportes de madrugada.
Em comunicado, o SIMA contestou também as declarações de Rui Gomes, manifestando “estupefação e repulsa” pelas declarações do gestor e considerando que as mesmas revelam “absoluto desconhecimento da realidade operacional atual”. A Lusa questionou a Menzies sobre se as mudanças na organização da empresa estão relacionadas com as audições e aguarda resposta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diretores jurídico e de recursos humanos deixam Menzies Portugal com efeitos imediatos
{{ noCommentsLabel }}