IAPMEI pagou 84 milhões às agendas mobilizadoras do PRR. Faltam mais 42 milhões
O IAPMEI ainda tem 34% dos pedidos de pagamento das agendas mobilizadoras por pagar. Mas garante que vai saldar o valor em falta na próxima semana.
As Agendas Mobilizadoras já submeteram 1.067 pedidos de reembolso num montante total de 126,7 milhões de euros. Mas ainda só foram pagos 84 milhões, de acordo com um balanço do IAPMEI, ou seja, 66% do montante global.
“As Agendas Mobilizadoras e Verdes, enquadradas na Componente C5 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), submeteram, no âmbito do quinto pedido de pagamento, 1.067 pedidos de reembolso, que correspondem ao mesmo número de copromotores envolvidos, num montante total de 126,7 milhões de euros”, explica a entidade liderada por José Pulido Valente, num comunicado divulgado depois de o Jornal de Negócios ter noticiado que há empresas que ameaçam sair do PRR devido a atrasos nos reembolsos por parte do IAPMEI.
“Até à presente data, foram já processados os pagamentos relativos a 752 copromotores, no valor total de cerca de 84 milhões”, precisa o mesmo comunicado.
A instituição revela ainda que estão “por processar pagamentos a 315 copromotores, no montante de 42,7 milhões de euros”, mas garante que já foram “devidamente analisados e aprovados”. “
Estes pedidos de pagamento estão a ser gradualmente processados, estando previsto que estejam concluídos durante a próxima semana”, acrescenta o mesmo comunicado com os dados solicitados pelo ECO a 20 de novembro.
O presidente do IAPMEI já revelado esta manhã, em Santa Maria da Feira, que há cerca de 300 empresas a aguardar reembolsos de 40 milhões de euros, os quais deverão ser regularizados na próxima semana.
José Pulido Valente rejeitou falar de atrasos e que o instituto está a pagar num prazo médio de 20 dias. Este é “um processo que envolve a validação de despesas de 1.100 entidades e terão que ser efetuados os pagamentos que demoram algum tempo”, disse.
O responsável garantiu ainda que não tem conhecimento de nenhuma empresa que “tenha manifestado intenção de sair das agendas mobilizadoras” devido a atrasos nos pagamentos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IAPMEI pagou 84 milhões às agendas mobilizadoras do PRR. Faltam mais 42 milhões
{{ noCommentsLabel }}