Meight capta 3,4 milhões para acelerar rota na Europa
Plataforma da startup portuguesa usa a IA para ajudar transportadores rodoviárias a melhorar rotas e reduzir custos. Quer acelerar presença na Alemanha, Áustria e Suíça.
A Meight, startup portuguesa que desenvolveu uma plataforma que usa inteligência artificial (IA) para ajudar as transportadoras a melhorar rota, fechou uma ronda de 3,4 milhões de euros. Ajudar a crescer a empresa na Alemanha, Áustria e Suíça e reforçar a equipa em mais 20 colaboradores estão entre os planos com esta injeção de capital.
“Este investimento é um passo crucial para consolidarmos a nossa presença na Europa e para intensificarmos o desenvolvimento das nossas soluções inteligentes baseadas em IA, que já estão a transformar o setor de transportes ao ajudar as transportadoras a poupar combustível, reduzir custos e otimizar operações”, diz Luís Mendes, CEO e cofundador da Meight, citado em comunicado.
Desenvolvida com base em IA, a plataforma da Meight automatiza processos “como o planeamento e a monitorização de fretes, permitindo às transportadoras otimizar rotas, reduzir custos operacionais e eliminar a dependência de processos manuais e baseados em papel”. Só na Europa, existem mais de 500 mil operadores de transporte rodoviário, que movimentam 77% de todo o frete terrestre.
Esta ronda — liderada pela Cusp Capital, com participação do grupo Lusiaves, da Faber e da EIT Urban Mobility, que já tinham participado há cerca de dois anos numa de ronda de 1,3 milhões — vai permitir “intensificar o desenvolvimento tecnológico da plataforma” e acelerar a sua expansão na Europa.
Hoje a startup já tem operações em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Polónia. “Tendo já presença em vários mercados, esta nova ronda vai servir para fazer crescer a equipa no mercado DACH — Alemanha, Áustria e Suíça —, que será o foco durante os próximos dois anos”, adianta Luís Mendes ao ECO.
Mas também reforçar a equipa. Hoje a startup conta com 15 colaboradores e pretende contratar 20 novos colaboradores nas áreas de produto, marketing e vendas, num modelo de trabalho full remote.
Com esta ronda eleva-se para 4,7 milhões o capital já levantado pela startup.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Meight capta 3,4 milhões para acelerar rota na Europa
{{ noCommentsLabel }}