CTT chegam a acordo para comprar espanhola Cacesa por 104 milhões

CTT antecipam que a operação só estará concluída em março ou abril de 2025, mas o objetivo é criar sinergias superiores a cinco milhões de euros.

Os CTT chegaram a acordo para comprar a espanhola Cacesa, para aumentar a presença dos CTT no e-commerce. A compra desta empresa que tem ativos de 91 milhões de euros será financiada através de dívida e terá um valor total de 104 milhões de euros.

Numa nota ao mercado, os CTT antecipam que a operação só estará concluída em março ou abril de 2025, mas o objetivo é criar sinergias superiores a cinco milhões de euros. O mercado não reagiu positivamente ao anúncio de compra, já que os CTT iniciaram a sessão a cair 0,22%, para 4,53 euros por ação.

A aquisição da totalidade do capital da Cacesa avalia a empresa em 91 milhões de euros, o que equivale a um múltiplo de 5,5 vezes o EBIT. A operação será realizada através da subsidiária CTT Expresso e será financiada com dívida através de compromissos já acordados com um grupo de bancos.

Os CTT esperam que a aquisição gere sinergias operacionais que se traduzirão num aumento do EBIT superior a cinco milhões de euros. Sendo que as principais sinergias ao nível das receitas são esperadas da expansão dos serviços de distribuição last mile e da integração com os processos alfandegários dos CTT. Mas o objetivo é também reduzir custos através de uma maior eficiência nas operações de tratamento aduaneiro e a eliminação da duplicação de custos.

De acordo com as previsões comunicadas ao mercado, a compra da empresa fundada em 1987 pela Iberia deverá aumentar os lucros e o fluxo de caixa “desde o primeiro dia”, com um aumento de quase 20% do resultado por ação e do free cash flow por ação até 2026, “incluindo sinergias normalizadas expectáveis (+12% excluindo sinergias)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT chegam a acordo para comprar espanhola Cacesa por 104 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião