Foxconn interessada na fusão da Honda e Nissan
A principal parceira de produção da Apple terá conseguido acelerar as negociações entre as fabricantes japonesas ao abordar a Nissan para assumir uma participação neste negócio.
A potencial fusão entre as fabricantes automóveis japonesas Honda e Nissan conta com mais uma empresa interessada em entrar no negócio. A principal parceira de produção da Apple, a Foxconn, terá acelerado as negociações para o acordo ao abordar a Nissan para assumir uma participação, avança esta terça-feira a Bloomberg.
A taiwanesa Foxconn, formalmente designada Hon Hai Precision Industry, está interessada em investir mais no mercado dos carros elétricos, depois dos investimentos realizados em fábricas destes veículos, de acordo com a publicação japonesa Diamond Online.
Esta terça-feira veio a público que a Honda e a Nissan estariam a preparar-se para iniciar negociações para uma eventual fusão. A junção de forças na indústria dos motores permitiria que as duas empresas enfrentassem a gigante Toyota – que tem posições na Subaru, Suzuki e Mazda – e as principais concorrentes internacionais, Tesla e BYD.
Este negócio no setor automóvel, se for bem-sucedido, poderá ser o maior depois da fusão entre o grupo francês PSA e Fiat-Chrysler, que criou a Stellantis, em 2021. Segundo o jornal japonês Nikkei, as conversações para um possível acordo entre duas das maiores fabricantes automóveis nipónicas poderá até incluir a Mitsubishi.
O plano passará pela assinatura de um memorando de entendimento para discutir as respetivas participações acionistas na nova holding que daí nasceria para competir com as principais rivais no mercado dos veículos elétricos.
A notícia surge quatro meses após a Honda e a Nissan terem anunciado o início de uma investigação conjunta relacionada com tecnologias para Software-Defined Vehicles (SDV), carros em que o foco principal está no software e não no hardware. Numa conferência de imprensa conjunta, o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida, e Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda, explicaram que tinham perspetivas e ambições comuns em relação ao futuro da indústria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Foxconn interessada na fusão da Honda e Nissan
{{ noCommentsLabel }}