Finanças adiam para janeiro última injeção de capital na TAP

Companhia comunicou aos investidores que tranche final de 343 milhões de euros não será paga até ao final do ano, transitando para janeiro.

A TAP informou os investidores que o acionista, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, decidiu adiar deste mês para janeiro a última injeção de capital acordada no âmbito do Plano de Reestruturação. Montante elevará para 3,23 milhões o auxílio de Estado à companhia.

“A Transportes Aéreos Portugueses, S.A. (TAP) informa o mercado e o público em geral que o seu acionista deliberou no dia 18 de dezembro de
2024 adiar a realização da prestação acessória de capital de 343 milhões de euros inicialmente prevista para dezembro de 2024. A realização da prestação acessória de capital está agora prevista para janeiro de 2025“, afirma a companhia aérea em comunicado.

A Comissão Europeia aprovou a 21 dezembro de 2021 o Plano de Reestruturação que abriu caminho à injeção de 3,2 mil milhões de euros na companhia aérea, dos quais 569 milhões em compensações pelos prejuízos provocados pela pandemia de Covid-19.

Com a tranche prevista para janeiro, o montante colocado na TAP sobe para 3,23 mil milhões de euros, completando os aumentos de capital previstos.

A companhia aérea tinha capitais próprios de 742 milhões de euros no final de setembro. Soma que será reforçada com esta nova injeção do Estado, que entra ainda antes de ser relançado o processo de reprivatização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças adiam para janeiro última injeção de capital na TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião