5 coisas que vão marcar o dia
O INE publica as estatísticas do Índice de Preços da Habitação e as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional. Já os combustíveis vão subir.
Esta segunda-feira, o INE publica as estatísticas do Índice de Preços da Habitação e as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, ambas referentes ao terceiro trimestre de 2024. A marcar o dia está ainda a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce) e o aumento dos preços dos combustíveis.
Quanto sobem os preços das casas?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira as estatísticas do Índice de Preços da Habitação referentes ao terceiro trimestre de 2024. No segundo trimestre, os preços das casas em Portugal subiram 7,8%, em termos homólogos, retomando uma aceleração do ritmo de crescimento após um trimestre de abrandamento. Entre abril e junho de 2024 foram transacionadas 37.125 habitações, no valor total de 7,9 mil milhões de euros, o que representa um aumento, face ao mesmo período do ano anterior, de 10,4% e 14,1%.
Combustíveis aumentam em vésperas do Natal
Os preços dos combustíveis vão voltar a subir esta semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir 1,5 cêntimos e a gasolina meio cêntimo. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,611 euros por litro de gasóleo simples e 1,718 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.
INE revela excedente orçamental
O INE vai revelar ainda qual o excedente orçamental de Portugal no terceiro trimestre. No segundo trimestre, o saldo foi de 1.754 milhões de euros, o que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo para um excedente de 1,2% do PIB na primeira metade do ano. Na ótica de caixa, as contas públicas registaram um défice de 2.731 milhões de euros até junho. No ajustamento entre as duas óticas destaca-se a transferência dos ativos e das responsabilidades detidas pelo Fundo de Pensões do Pessoal da Caixa Geral de Depósitos para a Caixa Geral de Aposentações, que teve um impacto negativo de 3.018 milhões de euros na passagem de contabilidade pública a contabilidade nacional.
E qual é a taxa de poupança das famílias?
Nas Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional referentes ao terceiro trimestre do ano, o INE divulgará ainda a taxa de poupança das famílias. No segundo trimestre, a poupança das famílias atingiu os 9,8%, mais 0,6 pontos percentuais que no trimestre anterior. Desde o segundo trimestre de 2023 que a taxa de poupança das famílias, medida em percentagem do seu rendimento disponível, está a recuperar, encontrando-se atualmente no valor mais elevado desde o quarto trimestre de 2021.
Trabalhadores da antiga Groundforce em greve
Desde a meia noite de dia 22 até dia 26 de dezembro, os trabalhadores da SPdH/Menzies (antiga Groundforce) vão estar em greve, podendo afetar o funcionamento dos aeroportos. Na origem da paralisação estão reivindicações sobre melhores condições salariais e de trabalho, nomeadamente a falta de transportes, que faz com que os trabalhadores se desloquem para o trabalho horas antes do início do respetivo turno.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}