Novobanco vende por 30,7 milhões carteira de malparado

O banco liderado por Mark Bourke prevê que este negócio provoque uma redução do montante de malparado em cerca de 100 milhões na carteira da instituição e o rácio de NPL bruto baixe para 3,5%.

O Novobanco anunciou esta segunda-feira a conclusão da alienação de uma carteira de créditos não produtivos (NPL) não garantidos e exposições relacionadas, num negócio avaliado em 30,7 milhões de euros.

Segundo o comunicado do banco liderado por Mark Bourke enviado à CMVM, esta transação de créditos malparados que decorre após “a conclusão de um processo de venda competitivo” deverá ter um impacto positivo na demonstração de resultados de 2024, “contribuindo com cerca de 6 milhões de euros para os Resultados Antes de Impostos e resultando num aumento de 6 pontos base nos Rácios de Capital.”

Além disso, o banco prevê que este negócio provoque uma redução do montante de NPL em cerca de 100 milhões de euros e uma diminuição do rácio de NPL bruto para aproximadamente 3,5%.

“Este é um marco relevante para o Novobanco, permitindo executar a sua estratégia de convergência para a média da UE”, refere a instituição em comunicado.

A passos largos rumo à venda, o Novobanco continua o esforço de limpeza do seu balanço. No final do outubro, como o ECO noticiou, o banco colocou à venda uma carteira de malparado com o valor contabilístico de 300 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco vende por 30,7 milhões carteira de malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião