Big Smart Cities: Pavnext ganha as estradas de Cascais

A startup portuguesa Pavnext venceu terça-feira o concurso Big Smart Cities. Como prémio, vai poder testar o sistema de prevenção de acidentes e produção de energia nas estradas de Cascais.

Ideias para tornar uma cidade inteligente foram pela quinta vez a concurso em Cascais. Este ano, o concurso Big Smart Cities elegeu a portuguesa Pavnext como grande vencedora, mas destacou ainda três outros projetos que também terão oportunidade de testar as suas soluções pelas ruas da vila.

O primeiro lugar é da portuguesa Pavnext: recebe assim 10.000 euros, incubação no Vodafone Power Labs e uma viagem a Estocolmo para conhecer os polos de inovação da Ericsson — as duas empresas parceiras da autarquia neste projeto.

A solução vencedora tira três benefícios da rotina dos automobilistas. Por um lado, capta a energia cinética que produzem quando se deslocam de carro, que produz energia elétrica a ser utilizada para iluminação pública, por exemplo. Paralelamente, ajuda a reduzir a velocidade e aumenta assim a segurança nas estradas. Por fim, recolhe dados sobre o trânsito e a velocidade.


A 5ª edição do Big Smart Cities atribuiu ainda mais dois prémios de 2.500 euros e uma menção honrosa. A startup Tram Grid ganhou o prémio “Vodafone” com um carregador rápido de veículos elétricos que vai buscar a energia às redes dos elétricos e dos comboios. O prémio “Ericsson” foi atribuído à Smart Forest graças à rede integrada de sensores que entre outros feitos, vem reduzir o risco de incêndio com a informação que consegue captar.

A Menção Honrosa coube à Tibu, criadora de uma aplicação que serve de ponte entre viajantes e locais. Esta distinção foi atribuída com base na opinião do público, que dedicou 760 votos a esta startup — seguida da Eduttia, com 735 votos. Os restantes 18 finalistas (eram vinte no total) ficaram para trás nos votos do público e foi mesmo o júri a colocar a Smart Forest e Tram Grid entre os melhores.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Big Smart Cities: Pavnext ganha as estradas de Cascais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião