Rei Carlos III enaltece profissionais de saúde na mensagem de Natal

A partir da capela de um antigo hospital, o monarca de 76 anos falou do conhecimento e bondade dos médicos e enfermeiros que acompanharam a família real este ano, marcado por diagnósticos de cancro.

O rei Carlos III dedicou a sua mensagem de Natal deste ano aos profissionais de saúde que apoiaram a família real britânica durante os tratamentos hospitalares e às organizações internacionais que têm apoiado as vítimas das guerras.

O monarca de 76 anos, que foi diagnosticado com cancro em fevereiro, discursou esta quarta-feira ao Reino Unido e aos países que compõem a Commonwealth a partir da Capela do antigo Hospital Middlesex.

Do ponto de vista pessoal, agradeço de coração e de forma especial aos médicos e enfermeiros altruístas que, este ano, me apoiaram a mim e a outros membros da minha família durante as incertezas e ansiedades da doença e ajudaram a dar-nos a força, o cuidado e o conforto de que precisávamos”, confessou Carlos III, referindo-se à sua doença é à da nora, a Princesa de Gales, que terminou os tratamentos de quimioterapia em setembro.

Foi a primeira vez em mais de 10 anos que a mensagem de Natal da realeza britânica foi gravada num local que não pertence à monarquia. Normalmente, o vídeo é filmado no Palácio de Buckingham ou no Castelo de Windsor, embora tenha havido anos (2010, 2006 e 2003) em que a filmagem aconteceu no Palácio de Hampton Court, na Catedral de Southwark e num quartel do exército em Windsor, respetivamente.

O agradecimento estendeu-se às organizações humanitárias que trabalham em prol da população em necessidade, sobretudo durante as guerras que o mundo enfrenta. “Neste dia de Natal, não podemos deixar de pensar naqueles para quem os efeitos devastadores do conflito – no Médio Oriente, na Europa Central, em África e noutros lugares – representam uma ameaça diária às vidas e aos meios de subsistência de tantas pessoas”, alertou.

Apesar da intervenção de caráter cristão, Carlos III disse que “o grau em que nos ajudamos uns aos outros – e obtemos apoio uns dos outros, quer sejamos pessoas de fé ou não – é uma medida da nossa civilização enquanto nações” e admitiu que é isso que mais impressiona a família real de Inglaterra.

A primeira mensagem de Natal da realeza do Reino Unido aconteceu em 1932 com o rei George V. No início dos anos 30, o discurso foi transmitido ao vivo, pela rádio, a partir de Sandringham (Norfolk), a residência particular da família e o local onde costumam passar a Consoada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rei Carlos III enaltece profissionais de saúde na mensagem de Natal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião