Novo ano arranca com alívio de até 100 euros na prestação da casa

Novo ano termina como o velho: com a prestação da casa a cair. Famílias com empréstimos de 150 mil euros vão beneficiar de uma redução da mensalidade na ordem dos 100 euros.

O novo ano chega com um novo alívio na prestação da casa. Os contratos de empréstimo à habitação cujas condições vão ser revistas em janeiro vão ter uma baixa na mensalidade que as famílias pagam ao banco que poderá atingir os 100 euros, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO.

Há um ano que a prestação da casa tem vindo a cair por conta da redução das Euribor, taxas que servem de indexante para a maioria dos contratos de empréstimo à habitação em Portugal.

Por exemplo, no caso da Euribor a seis meses, que é a mais usada, a taxa caiu esta segunda-feira para o valor mais baixo dos últimos dois anos.

Em termos práticos, isto significa que, depois de um forte aperto nos últimos dois anos, as famílias continuarão a sentir um alívio no bolso quando chegar a hora de pagar o crédito da casa ao banco… que se vai prolongar ao longo de 2025.

Com a inflação em situação de controlo e a economia da Zona Euro num estado de saúde periclitante, é expectável que o Banco Central Europeu (BCE) continue a baixar as taxas de juro oficiais – e que guiam todo o mercado, influenciando o comportamento das Euribor. Até que nível? Não se sabe muito bem, mas deverão rondar os 2% no final deste processo de normalização das taxas de juro.

Neste cenário, também se espera que as Euribor convirjam para níveis mais baixos do que os atuais, o que resultará, no final de contas, numa redução da prestação da casa. Assim apontam os contratos forward sobre as Euribor, que deixam antecipar que as taxas a três e seis meses baixem para os 2% ao longo do próximo ano.

Euribor em queda

Fonte: Refinitiv

Quanto é que a prestação desce em janeiro?

Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas para janeiro são as seguintes:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 701,5 euros, menos 52,66 euros (-6,98%) relativamente à prestação que pagava desde setembro;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 685,01 euros, uma descida de 94,3 euros (-12,1%) em relação à prestação que pagava desde junho;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 668,14 euros, menos 107,92 euros (-13,91%) face à prestação que pagou no último ano.

Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a menos.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo ano arranca com alívio de até 100 euros na prestação da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião