5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 9 Janeiro 2025

No mesmo dia em que o setor do turismo vai estar em debate, o Tribunal de Contas Europeu divulga um relatório sobre pagamentos digitais na UE. INE e Eurostat divulgam um conjunto de estatísticas.

Esta quinta-feira, o setor do turismo e o seu futuro vão estar em debate, numa conferência que conta com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo. O Tribunal de Contas Europeu divulga um relatório sobre pagamentos digitais na União Europeia e a Associação Fiscal Portuguesa promove a conferência “Apresentação do Orçamento de Estado para 2025”. INE e Eurostat divulgam um conjunto de estatísticas e dados.

O futuro do turismo em debate

É com o objetivo de debater o estado e as perspetivas do turismo nacional que o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) promove uma nova edição da IPDT Tourism Conference, sob o tema “Turismo em Portugal: Estratégias para Liderar em 2025”. Na iniciativa, onde marca presença Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, vai também ser apresentado o Anuário e Barómetro do Turismo 2025.

Como vão os pagamentos digitais na UE?

O Tribunal de Contas Europeu divulga também esta quinta-feira um relatório sobre os pagamentos digitais na União Europeia. Em setembro, o Banco Central Europeu (BCE) defendeu que o euro digital permitiria à União Europeia passar da “dependência à autonomia”, competindo com serviços de pagamento online como PayPal ou Apple Pay dos Estados Unidos ou Alipay da China.

Conferência “Apresentação do Orçamento de Estado para 2025”

Organizada pela Associação Fiscal Portuguesa (AFP), e contando com a participação da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, enquanto oradora, a conferência “Apresentação do Orçamento de Estado para 2025” decorre esta quinta-feira no Salão Nobre da Sede da AFP, em Lisboa.

INE mostra como vai o comércio internacional

O Instituto Nacional de Estatística divulga dados sobre o comércio internacional, relativos a novembro. Nesse mesmo mês, o INE mostrou que o défice da balança comercial de bens se tinha agravado pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2023, tendo as exportações e as importações aumentado, respetivamente, 9,7% e 7% em termos homólogos, levando a um aumento do défice em 30 milhões de euros. Além disso, o INE apresenta ainda os índices de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços, também de novembro.

Como evoluíram os preços de importação industrial?

Já a nível europeu, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia revela como evoluíram os preços de importação industrial na UE, durante o mês de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião