TMG Automotive constrói fábrica no sul dos EUA, a segunda fora de Portugal

Fornecedora de têxteis para a indústria automóvel avança com unidade industrial na região sul dos EUA através de uma joint-venture com a americana Haartz, com quem já tem parceria industrial na China.

A portuguesa TMG Automotive vai avançar com a construção de raiz de uma fábrica nos EUA, que será a segunda do grupo têxtil no estrangeiro, para fornecer aos clientes norte-americanos uma “gama completa de materiais para o interior dos automóveis, produzidos localmente”.

Este investimento na região sul dos EUA será feito através de uma joint-venture com a The Haartz Corporation, sediada em Acton, no estado de Massachusetts, com a qual a empresa de Vila Nova de Famalicão firmou há cinco anos uma parceria para estabelecer uma fábrica na China, na cidade portuária de Ningbo.

“Ao colaborar, os parceiros prestarão serviços de alta qualidade e, ao mesmo tempo, reduzirão significativamente o impacto ambiental associado a uma cadeia de fornecimento global”, salientam os investidores num breve comunicado conjunto divulgado esta quinta-feira, a poucos dias do regresso do “protecionista” Donald Trump à Casa Branca.

Isabel Furtado, CEO TMG Automotive, na conferência Fábrica 2030

Há um ano, quando adiantou ao ECO que iria abrir uma segunda unidade industrial fora de Portugal, sem revelar a localização, Isabel Furtado, que lidera a segunda maior fornecedora europeia de materiais de interior para a indústria automóvel, referiu que seria “uma nova fábrica de raiz, num local onde é necessário ter um tipo de indústria igual à nossa”.

“Os nossos clientes estão lá instalados e, portanto, há sempre uma necessidade de produção local. A nossa estratégia de seguir os clientes é para abastecê-los nos locais onde eles têm produção, diminuindo também a pegada ecológica”, salientou nessa altura a CEO da TMG Automotive, em declarações à margem da conferência Fábrica 2030, no Porto.

Com cerca de 750 trabalhadores e perto de 10% da produção que sai das duas fábricas portuguesas a ser exportada diretamente para os EUA, a TMG Automotive fornece materiais têxteis que são incorporados nos assentos, tabliers, apoios de braços ou painéis de portas de mais de duas dezenas de marcas de automóveis, como a Mercedes, BMW, Toyota ou Porsche.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TMG Automotive constrói fábrica no sul dos EUA, a segunda fora de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião